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Perfil e Área de Atuação

O entendimento da profissão em Produção Editorial, inserida ao campo da Comunicação, orienta a sequência curricular e possibilita ao acadêmico transitar em atividades de ensino, pesquisa e extensão, embasadas nos métodos e teorias do campo comunicacional, além de estimular reflexões teóricas e práticas experimentais demandadas por questões específicas da área de atuação profissional.

Área de atuação
área de atuação do profissional de Produção Editorial, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, é ampla e promissora: o Curso busca despertar o potencial empreendedor do profissional, o que o capacitará a abrir novas frentes de atuação, e formar um profissional multiplataforma (impressa, audiovisual e digital), principalmente voltado à convergência midiática.

A atuação do produtor pode dar-se tanto na criação de projetos de produtos, quanto no gerenciamento de processos de produção e execução. Dessa forma, o produtor editorial pode atuar nos processos de produção de registros sonoros, videográficos e digitais, além de desenvolver ações de planejamento, organização e sistematização dos processos editoriais, tais como o acompanhamento gráfico de produtos editoriais, seleção de originais, projetos de obras e publicações, planejamento e organização de séries e de coleções, planejamento de distribuição, veiculação e tratamento de produtos editoriais.

As áreas de Comunicação Científica, de Produção Editorial Aplicada ao Campo da Educação e da Produção Editorial para Livros são prioritárias no Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, sendo estas as abordagens trabalhadas nos projetos experimentais ao longo do Curso.

Perfil
perfil do egresso em Produção Editorial se caracteriza:

  • Pela capacidade de atuação no planejamento, produção, processamento e divulgação da informação em diferentes publicações, tanto impressas, online e digitais;
  • Pelo domínio da convergência dos processos de produção e edição de texto, áudio e imagem, organizando-os no sentido de conferir clareza, eficiência e adaptação dos produtos editoriais às diferentes linguagens e plataformas em que podem circular;
  • Pelo conhecimento teórico e técnico que contribua no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais que considerem novas lógicas de produção, formatos para consumo e dinâmicas de circulação de produtos culturais e midiáticos;
  • Pela inserção em diferentes setores do campo da Produção Editorial, com foco nos eixos prioritariamente trabalhados no Curso, como comunicação científica, produção editorial para obras gerais e técnico-científicas e produção editorial aplicado ao campo da educação, assim como em outras áreas a serem exploradas;
  • Pela capacidade de experimentação e inovação no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais, zelando pelos aspectos éticos, sociais, criativos, técnicos e mercadológicos neles implicados;
  • Pelo exercício crítico no desenvolvimento de produtos editoriais, baseando-se em sólido conhecimento do contexto histórico e contemporâneo;
  • Pela competência para exercer seu papel editorial enquanto profissional capaz de atuar com ética frente à sociedade e seus pares, de maneira a perceber a atuação enquanto compromisso social e de cidadania.