Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos e Produções

Produções dos alunos da disciplina de Produção Editorial para Web 2019

Design Editorial Comentado

O trabalho com design é recorrente durante toda a carreira de um produtor editorial. Trocamos ideias sobre a nossa percepção da estrutura da cadeira, noções de design e tipografia

Conhecendo o projeto Mancha

Promovendo diversas oficinas, assim como a pesquisa sobre técnicas gráficas, o Mancha se propõe a estimular a criatividade e a sensibilidade visual dos alunos.

Dia de PE 2019 –Você precisa participar!

O Dia de PE é um evento para os alunos do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da UFSM. Em 2019, o evento acontece no dia 22 de novembro, das 14h às 17h30, no auditório do Colégio Politécnico.

PE.com em parceria com o projeto CASE

A intenção da parceria com a PE.com é promover atividades de incentivo à leitura e de promoção do conhecimento sobre literatura brasileira para os jovens, que têm principalmente entre 15 e 18 anos.

Camila Veloso conta sobre sua experiência em intercâmbio para o México

Camila Veloso é graduanda do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da UFSM e, desde o segundo semestre de 2019, está no México em um intercâmbio acadêmico.

Um bate-papo sobre Mercado Editorial universitário

No dia 26 de novembro, a Editora da UFSM promove a palestra “No ar, antes de mergulhar: mercado editorial universitário”, com Marcelo Di Renzo.

Kd PE?: o camaleão se camufla, mas não some

O Kd PE?, projeto extracurricular, foi elaborado por cinco alunos da turma de 2019 do curso de Comunicação Social – Produção Editorial. O pontapé inicial, que incentivou o grupo na criação do projeto, foi a quantidade limitada de informações sobre os trabalhos desenvolvidos no curso, que instigou a pergunta: cadê PE?

Livro Japão Moderno: história, arquitetura e lugares

O livro Japão Moderno: história, arquitetura e lugares para visitar foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros do Curso de Graduação em Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM.

Websérie Vórtice

Os cursos de Comunicação Social da UFSM oferecem a possibilidade de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso tanto como Trabalho Monográfico ou como Projeto Experimental. Agora, no final do oitavo semestre, os dois irmãos estão concluindo a produção da tão planejada e esperada websérie Vórtice.

PE para Web em Ação

Os alunos da disciplina de Produção Editora para Web, do segundo semestre do curso de Comunicação Social - Produção Editorial, produziram websites para livros em domínio público como projeto avaliativo durante o segundo semestre de 2019.

Editora Experimental pE.com lança livro Estudos Editoriais – Volume II

Estudos Editoriais - Volume II é uma obra proveniente de Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos de Comunicação Social ─ Produção Editorial na disciplina de Projeto Experimental, da Universidade Federal de Santa Maria, os 12 capítulos reunidos trazem a temática editorial sob o olhar caleidoscópico dos estudantes do mesmo curso, em momento de profunda reflexão.

Design Editorial Comentado

Texto: Charles William, Igor Bianchin, Leticia Cardoso e Pablo Medeiros

Imagens: Grupo 1: Amanda Oliveira; Grupo 2: Mariana Morais, Bruno Santos e Eduardo Ruedell; Grupo 3: Antonia Haag e Rodrigo Santini;

O trabalho com design é recorrente durante  toda a carreira de um produtor editorial. Dentre os diversos projetos realizados durante a graduação, o trabalho final da cadeira de Design Editorial, ofertada no terceiro semestre do curso, se faz importante, tendo como objetivo unir os conhecimentos acerca do uso de tipografia, cor e imagem, conceitos fundamentais abordados ao longo da cadeira, e muito utilizados no campo do design. 

Em 2019, o trabalho final consistia na produção, pelos alunos, de três capas para livros clássicos da literatura, pré definidos pela docente. Cada uma destas capas devia seguir um estilo específico: uma tipográfica (sem ilustrações), outra abstrata (que busca explorar figuras de linguagem) e uma figurativa (que tem a imagem como elemento principal).

No podcast a seguir, trocamos ideias sobre a nossa percepção da estrutura da cadeira, noções de design e tipografia. Comentamos também algumas das capas produzidas na disciplina. Logo abaixo, você encontra uma galeria com todas as capas citadas no programa, para que possa tirar suas próprias conclusões.

Grupo 01

Grupo 02

Grupo 03

Capas Reviews