Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PUBLICA

 

 

 

 

 

Baixar o logo em PNG

Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas (PUBLICA), criado no segundo semestre de 2011, é um espaço de experimentação destinado a práticas editoriais acadêmicas nos eixos do ensino, pesquisa e extensão do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. O PUBLICA é coordenado pela professora Drª Cláudia Regina Ziliotto Bomfá e sua implementação deu-se pela necessidade de qualificar os acadêmicos do curso de Comunicação Social-Produção Editorial, por meio de atividades teórico-práticas, com o propósito de formalizar a atuação do editor de periódicos científicos, sendo, portanto, uma possível inserção para o profissional de Produção Editorial. O PUBLICA constitui-se em um setor de produção editorial, que propicia a partir de experiências laboratoriais, orientadas por docentes, oportunidades de aprendizagem sobre a prática profissional na área da Comunicação Científica.

O objetivo geral é possibilitar aos acadêmicos do curso de Comunicação Social-Produção Editorial da Universidade de Santa Maria a oportunidade de vivenciar a prática editorial, mediante o desenvolvimento e a gestão de publicações periódicas (revistas científicas e acadêmicas). Tem por objetivos específicos: proporcionar o envolvimento dos acadêmicos do curso em atividades de ensino, pesquisa e extensão; estimular a formação de grupos de trabalho e estudos experimentais sobre as publicações científicas; assessorar os periódicos científicos do departamento e do programa de pós-graduação, mediante a inserção dos acadêmicos nas atividades de gestão e produção; instrumentalizar os acadêmicos para o campo da editoração científica, de modo que estejam aptos a atuar juntamente às equipes editoriais de publicações da UFSM.

O laboratório está situado na sala 5129, do prédio 21, no campus da UFSM. A estrutura está constituída de modo a atender as equipes editoriais. A sala conta com computadores equipados com softwares de edição de texto, vídeo e imagem, uma impressora e um acervo de periódicos científicos nacionais.

 

Localização

Prédio 21 | Sala 5129
Responsáveis: Profª. Cláudia Regina Z. Bomfá

Produções do Publica

Editasul 

O Editasul é o primeiro Fórum de Produção Editorial da UFSM, em 2013 justamente com a proposta enquanto na minha gestão como coordenadora de curso respondendo a essa necessidade dos acadêmicos que queriam um evento da área para expor os seus trabalhos, para expor os produtos editoriais que eram desenvolvidos ali, além disso trazer pessoas da área que pudessem falar de temáticas diferentes, mesas para discussões a respeito do que é emergente no mercado editorial.

Então surgiu com essa proposta e agora este ano nós teremos a segunda edição do Editasul, a primeira foi bastante positiva nós tivemos a presença do editor Briquet Lemos e outras pessoas da área, editores da área. E este ano nós temos uma proposta também de apresentar os TCCs que já foram elaborados, defendidos, no curso, os produtos editoriais desenvolvidos até então, termos mesas de discussão da área, teremos oficinas, então o segundo fórum promete e eu gostaria desde já de convidar a todos para participar e é um projeto que eu tenho certeza que irá vingar e terá várias edições a partir de então e cada vez mais adesão dos alunos, dos docentes do curso.

Facebook 

Revista O QI

Revista experimental do curso de Produção Editorial.

Facebook 

Blog