Ir para o conteúdo Psicologia Ir para o menu Psicologia Ir para a busca no site Psicologia Ir para o rodapé Psicologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios

As atividades de estágio serão realizadas em dois momentos no curso de Psicologia. Inicialmente, as disciplinas de Estágio Básico I e II ocorrerem no 3° e no 4° semestres, com 60 horas, seguindo a proposta de diretrizes curriculares para os Cursos de Psicologia, resultando em uma primeira experiência dos alunos no campo das práticas possíveis no trabalho do Psicólogo.

Um segundo momento de experiência prática mais sistemática ocorrerá nos dois últimos anos do curso, a partir do 7° semestre, somando este 960 horas. São as disciplinas de Estágio Específico I, II, III e IV.


Estágio Específico

Os acadêmicos que irão realizar a disciplina de estágio específico devem procurar um local de estágio e se matricular na turma do professor supervisor do seu local de estágio. O local de estágio é de responsabilidade do acadêmico.

Antes de realizar a matrícula com o professor supervisor, o acadêmico deve procurá-lo e informar que ira realizar a matrícula pois são vagas limitadas por professor.

É dever do acadêmico entregar o Termo de Compromisso de Estágio logo no início de cada semestre. O Termo de Estágio é componente obrigatório da disciplina.

Para estágios realizados no âmbito da UFSM utiliza-se o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno, para fora da UFSM é o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório.

Informações Adicionais:

– Devem ser feitas 3 vias do Termo de Compromisso de Estágio. Uma para entregar na secretaria do curso, outra para o local de estágio fica com o acadêmico. É importante que o acadêmico guarde sua via do Termo, pois ela que comprova o local e período que as atividades de estágio foram desenvolvidas.

– O período de estágio é o referente ao semestre letivo da UFSM.

– O acadêmico que realiza estágio é coberto por um seguro. No entanto este seguro só tem validade com o Termo de Estágio devidamente preenchido e assinado. Portanto, é indispensável providenciar o Termo logo no começo do estágio, só assim o acadêmico estará amparado.

– A Lei nº 11.788 de 2008 é a lei que regulamenta as atividades de estágio.


ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS (popularmente denominado Estágio extra-curricular):

Os estágios extra-curriculares seguem a mesma normativa da Lei nº 11.788 de 2008.

É importante salientar que, segundo a legislação, os estágios extra-curriculares devem, obrigatoriamente, ser remunerados. Além disso, também é necessário que o local possua convênio com a UFSM.

Quando não há tempo hábil para providenciar as exigências, sugere-se que o acadêmico realize a atividade pretendida como uma Atividade Complementar da Graduação (ACG). Solicitar certificado no local após conclusão e apresentar para como cômputo de horas como “OUTRAS ATIVIDADES À CRITÉRIO DO COLEGIADO”.

Os Termo de Compromisso do Estágio não-obrigatório podem ser encontrados no site da PROGRAD.