Ir para o conteúdo Publicidade e Propaganda Ir para o menu Publicidade e Propaganda Ir para a busca no site Publicidade e Propaganda Ir para o rodapé Publicidade e Propaganda
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações sobre matrículas em Publicidade e Propaganda 2022/1



BANNERS_MATRICULA2022-01

A Coordenação do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda orienta sobre as matrículas para o primeiro semestre letivo de 2022,o qual segue as instruções da Resolução 79/2022 da UFSM e da Instrução Normativa N. 01/2022.

A solicitação de matrícula e os ajustes de matrícula, para estudantes regulares do curso, bem como as matrículas extracurriculares referentes ao primeiro semestre letivo de 2022, devem ser realizadas pelo Portal do Aluno, nas datas descritas pelo Calendário Acadêmico.

Informações sobre serviços institucionais (RU, Biblioteca, Casa do Estudante, etc) devem ser buscadas no site e redes sociais da UFSM.

Sobre a vacinação:  https://www.ufsm.br/2022/03/17/ufsm-publica-normativa-que-regulamenta-o-controle-vacinal-na-instituicao/

Horário das Disciplinas

Consulte no: 

Orientações por Semestres

As matrículas são realizadas automaticamente pelo Derca. 
Todas as disciplinas regulares serão ofertadas. Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Criação em Publicidade – como se matricular – assista ao vídeo

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas.Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Você deve incluir a disciplina de Pesquisa Mercadológica em Propaganda (disponível para o 4º semestre).

Está com disciplina de semestres anteriores atrasada? Busque recuperar, fazendo matrícula.

Direção de Arte – Como se Matricular – Assista ao vídeo.

A disciplina Pesquisa e Planejamento de Mídia não será ofertada, por falta de docente e/ou falta de espaço físico. Essas disciplinas serão recuperadas oportunamente.

As demais disciplinas regulares serão ofertadas. Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Está com disciplina de semestres anteriores atrasada? Busque recuperar, fazendo matrícula.

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas.

Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Perguntas e Respostas

Não há oferta de DCGs neste semestre. Porém, qualquer disciplina específica de outros cursos da FACOS ou disciplinas de outros cursos da UFSM que tenham aderência com a área de Comunicação podem ser validadas como DCG.

18/04/2022 e 19/04/2022: período para solicitação via Portal do Aluno ou E-mail para a coordenação, de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 1o semestre letivo de 2022.

Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site: https://www.ufsm.br/disciplinas

18 a 19 de abril: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, neste período, você poderá solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM. Será via Portal do Aluno ou por e-mail da Coordenação do curso de destino, com análise das coordenações e processamento realizado até 20 de abril de 2022.

Sobre integralização de disciplinas de 2020.1. Orienta-se que aluno entre em contato com o docente via e-mail para ele (a), com cópia à coordenação, no prazo de até uma semana, a partir do início das aulas (até 18/04). O docente avaliará a situação e, em caso de concordância, irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina.

Deve realizar trancamento total no Portal do Aluno até 20 de maio de 2022.  

É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.

Estudantes regulares do curso de Publicidade e Propaganda que tiverem matrícula negada por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação entre 11 e 14 de abril de 2022 via e-mail (pp@ufsm.br) informando nome, número de matrícula e disciplina.

Devido às indicações da Resolução 79/2022, os espaços físicos estão limitados. Havendo condições de ampliação de vagas, a Coordenação irá avaliar e efetuará a matrícula via secretaria.

As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. Algumas disciplinas serão no formato remoto, seguindo a legislação de EAD, conforme indicado na planilha (em azul).

Vale lembrar que EAD não é REDE/UFSM. Atente à resolução a respeito.  https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd/

Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, conforme Resolução: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/

Não é possível se matricular nas disciplinas EAD e presencial ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra.

Datas Importantes

As matrículas seguem as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, as quais estão logo abaixo descritas.

21 a 28 de março: solicitação de matrículas no Portal do Aluno.

29 de março: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

30 a 31 de março: ajuste de matrículas no Portal do Aluno. Período para alunos do curso incluir ou excluir disciplinas ofertadas em Publicidade e Propaganda e também disciplinas ofertadas por outros cursos da FACOS (Jornalismo, Relações Públicas, Produção Editorial).

1º de abril: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

11 a 14 de abril: período para reajuste de matrícula no Portal do Aluno e/ou secretaria do curso em data a ser confirmada. Neste período casos especiais serão atendidos por e-mail enviado para a Coordenação de Publicidade e Propaganda.

11 de abril: início das aulas.

18 a 19 de abril: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, neste período, você poderá solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM. Será via Portal do Aluno ou por e-mail da Coordenação do curso de destino, com análise das coordenações e processamento realizado até 20 de abril de 2022.

20 de maio: data limite para solicitar trancamento total (curso/semestre) via Portal do Aluno ou trancamento parcial (disciplinas) via Coordenação de curso.

20 de agosto: término das aulas.

22 a 27 de agosto: período destinado às avaliações finais (exame).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-469-648

Publicações Recentes