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ACGs

Como Atividade Complementar de Graduação, o acadêmico deverá participar das atividades promovidas no ensino, na pesquisa e na extensão, possibilitando o contínuo aperfeiçoamento e a atualização dos conteúdos curriculares. A principal característica da ACG deverá ser o estímulo para:

1) desenvolvimento de atividades orientadas nos laboratórios dos Cursos de Comunicação Social, como bolsistas ou como colaboradores;

2) participação em programas e projetos de pesquisa, como bolsistas ou colaboradores;

3) participação em programas e projetos de extensão, como bolsistas ou colaboradores;

4) participação nos grupos de pesquisa e grupos de estudo orientados por professores do Departamento de Ciências da Comunicação;

5) participação no Programa de Educação Tutorial (PETCOM), como bolsistas ou voluntários;

6) participação em eventos científicos;

7) realização de publicações;

8) cursos de curta duração complementares à Publicidade e Propaganda.

 

As ACGs responderão por 180 horas curriculares no mínimo, observadas as seguintes normas que seguem.

 

 

O Colegiado também definiu e aprovou as categorias de ACGs:

1) Programas de incentivo à formação acadêmica:

a) Programa Especial de Treinamento (PET);

b) Monitoria;

c) Programa de iniciação científica;

d) Projetos de ensino e extensão.

 

2) Eventos e forma de participação:

a) Cursos extracurriculares;

b) Congressos nacionais ou internacionais como participante;

c) Congressos nacionais e/ou internacionais como apresentador de trabalho;

d) Apresentação de trabalhos em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, e outros eventos da área;

e) Participante/ouvinte em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área;

f) Organizador de evento.

 

3) Publicações:

a) Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais;

b) Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área.

 

4) Como colaborador em atividades do Curso:

a) Colaborador em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão;

b) Como colaborador em atividades desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Comunicação Social e órgãos suplementares da Instituição na forma de trabalho voluntário.

 

5) Participação em órgãos colegiados e diretórios acadêmicos:

a) Estágios extracurriculares.

 

DCGs

Considerando a necessidade de flexibilização, que atende aos anseios do aluno e concomitantemente o responsabiliza pela sua formação profissional, o Curso abre a possibilidade para que esse aluno defina parte sua formação profissional de acordo com seus interesses e habilidades através das atividades previstas no Núcleo Complementar, no qual se incluem as DCGs.

As DCG também serão compostas por disciplinas de caráter interdisciplinar, abordando conteúdos para formação profissional através da conexão entre diferentes áreas do conhecimento. A oferta será esporádica, de acordo com o desenvolvimento das linhas de conhecimento dos Núcleos de Estruturação e Formação.

Algumas das Disciplinas Complementares de Graduação que compõem o quadro flexível do Núcleo Complementar, que pode ser atualizado conforme haja necessidade, através de análise e aprovação do Colegiado de Curso, são:

– Comportamento do Consumidor e do Cliente;
– Criação e Gestão de Marcas;
– Promoção e Merchandising;
– Publicidade, Cultura e Sociedade;
– Propaganda Política e Eleitoral;
– Libras;
– Práticas Publicitárias I;
– Práticas Publicitárias II;
– Práticas Publicitárias III;
– Práticas Publicitárias IV.

As disciplinas que comporão o quadro complementar desenhadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Comunicação Social – Relações Públicas, Jornalismo e Produção Editorial estão relacionadas abaixo. O acadêmico, ao cursar uma disciplina constante na oferta curricular dos referidos Cursos, terá automaticamente no seu histórico escolar a entrada da disciplina e sua respectiva carga horária computadas na forma de DCG.

Disciplinas da oferta curricular de Relações Públicas:

– Teoria e Técnicas de Relações Públicas “N”;
– RP em Instituições Públicas;
– Gestão de Projetos Culturais “N”;
– Auditoria de Mídia “N”;
– Gestão de Eventos “N”;
– Assessoria de Relações Públicas I “N”;
– Comunicação Organizacional “N”;
– Gestão de Projetos Sociais “N”;
– Teoria das Relações Públicas “N”;
– Gestão Web para RP.

Disciplinas da oferta curricular de Jornalismo:

– Introdução ao Jornalismo;
– Jornalismo Impresso I;
– Fotojornalismo;
– Entrevista;
– Planejamento Gráfico;
– Jornalismo Especializado;
– Radiojornalismo I;
– Jornalismo Impresso II;
– Teoria do Jornalismo;
– Jornalismo Digital I;
– Telejornalismo;
– Documentário “N”.

Disciplinas da oferta curricular de Produção Editorial:

– Fundamentos em Editoração;
– Gestão e Mercado Editorial;
– Revisão e Preparação de Originais;
– Design Editorial;
– Produção Editorial para Mídias Digitais;
– Planejamento e Produção Gráfica;
– Produção Editorial para Revistas;
– Publicações Digitais;
– Projeto Experimental em Edição de Livros;
– Marketing Editorial “N”.

Em outros cursos de graduação da UFSM, sejam eles: a) Artes Visuais, b) Artes Cênicas, c) Música, d) Desenho Industrial – Programação Visual, e) Desenho Industrial – Projeto de Produto, f) Administração, g) Ciências Sociais, h) Direito, i) Psicologia, j) História, k) Letras. Outros casos deverão ser avaliados pelo Colegiado e devidamente as disciplinas cadastradas no elenco de DCG do Curso. O acadêmico de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda terá a obrigatoriedade de cursar, no mínimo, 240 horas em DCG.