Ir para o conteúdo Publicidade e Propaganda Ir para o menu Publicidade e Propaganda Ir para a busca no site Publicidade e Propaganda Ir para o rodapé Publicidade e Propaganda
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Estágios extracurriculares

O PPC do Curso de Publicidade e Propaganda permite a realização de estágios extracurriculares. Mesmo o estágio não sendo obrigatório, as normas preveem que os estagiários do Curso tenham orientação de um profissional da área de Comunicação Social, uma vez que estágio é uma das atividades de aprendizado previstas.

O colegiado do Curso também tem deliberado sobre a orientação ser feita por profissionais de áreas afins, como design, marketing, indústria gráfica, arquitetura, artes visuais, entre outras áreas afins (que podem ser julgadas pelo colegiado a cada solicitação).

Para que o estágio tenha caráter legal é preciso convênio firmado entre a empresa que disponibiliza a vaga e a UFSM. Depois do convênio é firmado o termo de estágio, entre a empresa e o estudante selecionado, que posteriormente elaborará um relatório semestral a ser entregue na Coordenação do Curso. A empresa contratante também pode usar o intermédio de uma agência de estágios, sem a necessidade de firmar convênio com a Universidade.

A divulgação de vagas nos espaços de comunicação do Curso de Publicidade e Propaganda (site, facebook, email) da UFSM somente será feita se existir o convênio firmado (os convênios são firmados por intermédio da Proplan/UFSM).

A Coordenação não seleciona alunos, apenas divulga vagas existentes em empresas conveniadas, que, por sua vez, devem respeitar a lei do estágio (Nº 11.788, de 2008).

Ressalta-se o caráter de aprendizado visado pelo estágio, mesmo extracurricular, frente ao qual se deve respeitar o ensino como primeira atividade do acadêmico.

Para aproveitamento de estágios como ACGs:

Conforme o PPC do Curso, o aluno poderá obter o máximo de 120 horas anuais em estágio extracurricular mediante a apresentação de contrato com a empresa/entidade assistida e relatório final da atividade.

Deverá ser observada a assinatura do responsável pelo aluno na empresa, que deverá ser um profissional da área de Comunicação.

Para solicitar aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia do contrato e relatório de estágio.