Ir para o conteúdo Publicidade e Propaganda Ir para o menu Publicidade e Propaganda Ir para a busca no site Publicidade e Propaganda Ir para o rodapé Publicidade e Propaganda
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios Extracurriculares

PASSO A PASSO PARA FORMALIZAR SEU ESTÁGIO

  1. [Estudante] Baixe o Termo de Compromisso de Estágio e Termo de Adesão ao Rede.
  2. [Estudante] Abra processo oficial no sistema PEN SIE UFSM – acesse o tutorial aqui.
  3. [Estudante] Faça Upload da documentação no processo aberto por você, assine digitalmente e tramite para a empresa. 
  4. [Empresa] Assina Digitalmente, tramita para a Coordenação do curso.
  5. [Coordenação] Analisa, assina e arquiva. 
  6. [Estudante] Guarda uma cópia do processo para si e encaminha outra para a empresa. 

SAIBA MAIS SOBRE AS REGRAS

  1. O PPC do Curso de Publicidade e Propaganda permite a realização de estágios extracurriculares.
  2. A empresa/organização/instituição deverá prover a orientação por um profissional da área de Comunicação Social, uma vez que estágio é uma atividade de aprendizado. Também, deverá atestar condições adequadas para a realização do estágio.
  3. O colegiado do Curso decidiu que a orientação de estágio também poderá ser feita por profissionais de áreas afins, como design, marketing, indústria gráfica, arquitetura, artes visuais, entre outras áreas afins (que podem ser julgadas pelo colegiado a cada solicitação).
  4. Para que o estágio tenha caráter legal é preciso convênio firmado entre a empresa que disponibiliza a vaga e a UFSM. Depois do convênio, é firmado o Termo de Compromisso de Estágio, entre a empresa, o estudante selecionado e IES.
  5. O Estudante deve elaborar um relatório semestral e relatório final a ser entregue para a Coordenação do Curso via Pen-Sie.
  6. A empresa contratante também pode usar agências de estágios para a intermediação, sem a necessidade de firmar convênio com a Universidade.
  7. A divulgação de vagas nos espaços de comunicação do Curso de Publicidade e Propaganda da UFSM (site, redes sociais, email) somente será feita se existir o convênio firmado.
  8. A Coordenação não seleciona alunos. Apenas, divulga vagas existentes em empresas conveniadas que, por sua vez, devem respeitar a lei do estágio (Nº 11.788, de 2008).
  9. O estágio extracurricular é atividade de Ensino/Aprendizagem: deve respeitar o ensino como primeira atividade do acadêmico.
  10. APROVEITAMENTO ESTÁGIO COMO ACG:  o estudante poderá aproveitar como ACG o máximo de 120 horas anuais em estágio extracurricular, mediante a apresentação do Termo de Compromisso de Estágio e Relatório Final da Atividade. O orientado do estudante na empresa deverá ser um profissional da área de Comunicação ou afins.

Abaixo, você encontra todos os documentos necessário para regularização do seu estágio extracurricular em Publicidade e Propaganda.

Anexos