Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Dúvidas frequentes

INGRESSO

Atualmente existem 5 formas de ingressar no curso:

1. Ingresso regular: através da inscrição no SiSU (utilizando a nota obtida na prova do ENEM).
2. Reingresso: para pessoas que tenham abandonado o curso antes de integralizá-lo.
3. Ingresso por transferência interna: para alunos de outros cursos da UFSM.
4. Ingresso por transferência externa: para alunos de outras instituições de ensino.
5. Ingresso como portador de diploma: para diplomados em cursos de nível superior.

As modalidades de ingresso descritas nos itens 2 a 5 são regulamentadas por edital específico de “Ingresso/Reingresso”, publicado semestralmente pelo DERCA. A previsão das datas de publicação podem ser consultadas no Calendário Acadêmico da UFSM.

Nesse caso, você deve ficar de olho na publicação do edital de “Ingresso/Reingresso” pelo DERCA, onde constarão as vagas disponíveis para a modalidade de ingresso por transferência interna, bem como os requisitos para inscrição.

A previsão das datas de publicação deste edital podem ser consultadas no Calendário Acadêmico da UFSM.

Nesse caso, você deve ficar de olho na publicação do edital de “Ingresso/Reingresso” pelo DERCA, onde constarão as vagas disponíveis para a modalidade de ingresso por transferência externa, bem como os requisitos para inscrição.

A previsão das datas de publicação deste edital podem ser consultadas no Calendário Acadêmico da UFSM.

MATRÍCULAS

A carga horária mínima semestral para matrícula é de 285 h.

A matrícula por “resolução” se refere ao Regime Especial de Avaliação. Nessa modalidade, o aluno realiza somente as avaliações da disciplina, sem precisar frequentar as aulas e sem contabilizar carga horária em seu semestre. O plano de atividades (datas de avaliações e divisão dos conteúdos) deve ser tratado diretamente com o docente responsável pela disciplina.

O direito do aluno ao Regime Especial de Avaliação fica condicionado ao fato de que ele tenha sofrido uma única reprovação por NOTA na disciplina em questão e que o regime especial seja requerido no semestre imediatamente subsequente à reprovação por nota.

 As disciplinas que possuem oferta pelo Regime Especial de Avaliação são as que possuem turmas de nome T50REA ou de número 50.

As disciplinas do 1º semestre ficam ocultas no Portal do Aluno durante o período de solicitação de matrículas. Isso é feito para garantir que os calouros tenham as suas vagas reservadas após a finalização do processo de ingresso na UFSM.

O aluno é responsável por conferir sua matrícula após o processamento das solicitações de matrícula pelo CPD. Os principais motivos para indeferimento da solicitação são: choque de horários, falta de vagasfalta de pré-requisitos e extrapolação de carga horária máxima. Em qualquer um desses casos, compareça à Coordenação do curso durante o período de ajuste presencial de matrículas para regularizar sua situação.

Compareça à Coordenação do curso durante a semana de ajuste de matricula presencial e solicite uma autorização de quebra de pré-requisitos. Você deverá conversar com o professor que ministrará a disciplina a qual exige os pré-requisitos que você não possui, explicando seu caso, e solicitar a autorização para ele. Com a autorização concedida, retorne à Coordenação do curso para que seja efetivada a sua matrícula na disciplina.

Sim. Podem ser cursadas disciplinas extracurriculares tanto como disciplinas complementares, como disciplinas que pertencem ao currículo do seu curso, mas que estão ofertadas com horários mais atrativos em outros cursos de graduação da UFSM.

Para solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos, compareça à Coordenação do seu curso no período que consta em Calendário Acadêmico para realizar tal solicitação. O coordenador avaliará seu pedido e, após aprovação, você pode encaminhar a autorização assinada para a Coordenação do curso que está ofertando a disciplina que você tem interesse em cursar.

Sim, a depender da disciplina. Se for uma disciplina que compõe o currículo obrigatório de seu curso, ela poderá ser validada como disciplina pertencente ao seu currículo. No caso de ser uma disciplina externa ao currículo obrigatório de seu curso, ela poderá ser validada como Disciplina Complementar de Graduação (DCG), respeitando as regras vigentes e decisões do Colegiado do Curso.

Depende do código da disciplina cursada. Se a disciplina feita em outro curso tem o mesmo código da disciplina obrigatória do currículo do seu curso, não é necessário solicitar a dispensa, pois ela será contabilizada automaticamente no seu histórico escolar.

Entretanto, se a disciplina cursada tem um código diferente da disciplina obrigatória do seu curso, será necessário solicitar a dispensa da disciplina para que se verifique a equivalência entre elas.

ESTÁGIO

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Alternar conteúdo

FORMATURA

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Alternar conteúdo