Ir para o conteúdo Química Industrial Ir para o menu Química Industrial Ir para a busca no site Química Industrial Ir para o rodapé Química Industrial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Relatório de estágio

Ao final do semestre o aluno deve apresentar e defender seu Relatório de Estágio, o qual será avaliado pelo professor orientador e por uma banca de avaliação designada para este fim. O supervisor do estágio na empresa onde o aluno executou suas atividades também é responsável pela avaliação do acadêmico, sendo esta realizada por meio de formulário específico a ser entregue ao orientador no ato da defesa de estágio.

O aluno deve comunicar a Coordenação do Curso de Química Industrial o desejo em realizar o estágio com pelo menos um semestre de antecedência do seu início propriamente dito, a fim de que seja ofertada uma turma especial da disciplina QIM1000 (Estágio Supervisionado em Química Industrial I).


Orientações para a redação do Relatório de Estágio

a) O relatório de estágio deverá ser elaborado pelo acadêmico e entregue ao seu orientador e à banca de avaliação com pelo menos uma semana de antecedência à data da defesa.

b) O calendário de defesas será divulgado pela Coordenação do curso com antecedência.

c) A UFSM publica regularmente um manual que normatiza e orienta a escrita de trabalhos acadêmicos no âmbito da UFSM, o Manual de Dissertações e Teses da UFSM. É aconselhado aos alunos que sigam as orientações contidas neste manual, o qual pode ser acessado livremente AQUI.

d) Um índice com parte dos relatórios de estágio defendidos ao longo da história do curso de Química Industrial da UFSM pode ser acessado AQUI. Estes trabalhos estão disponíveis para consulta na Coordenação do Curso de Química Industrial.


Orientações para a defesa do Relatório de Estágio

a) O acadêmico deve preparar uma apresentação para expor seu trabalho, de forma que o tempo de explanação seja de 30 min (± 5 min).

b) Após a explanação oral do acadêmico, a banca de avaliação e o orientador terão até 30 minutos (ao todo) para fazerem suas considerações.

c) A avaliação dos acadêmicos será feita mediante preenchimento das fichas de avaliação disponíveis abaixo (as quais serão entregues fisicamente na data da defesa aos avaliadores).

d) O aluno é o responsável por entregar ao orientador a ficha de avaliação do Supervisor da Empresa, devidamente preenchida e assinada.

e) O professor orientador é o responsável por lançar a nota final do aluno no Portal do Professor.


Obrigações pós-defesa

a) Após a defesa do Relatório de Estágio o acadêmico tem o prazo de 1 (uma) semana para entrega da versão corrigida do seu trabalho para a Coordenação do curso, em formato .pdf, através do email quimicaindustrial@ufsm.br.

 

Fichas de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado em Química Industrial I (QIM1000)

Ficha de Avaliação – Supervisor de Estágio na Empresa versão em inglês: Intern Assessment Form – Company Internship Supervisor

Ficha de Avaliação – Professor Orientador versão em inglês: Defense Assessment Form – Supervisor

Ficha de Avaliação – Banca de Avaliação