Ir para o conteúdo Química Industrial Ir para o menu Química Industrial Ir para a busca no site Química Industrial Ir para o rodapé Química Industrial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Matrículas 2019/2

Entre os dias 23 e 26 de julho está aberto o período para realização de solicitação de matrículas via Portal do Aluno. Devem solicitar matrícula eletronicamente todos os alunos que não estão ingressando na UFSM neste 2º semestre de 2019.

 

Prazos para solicitação de matrícula

Fique atento aos prazos de solicitação! A não solicitação de matrícula configura abandono e consequente rompimento do vínculo com a UFSM. 

CALENDÁRIO ACADÊMICO
23 a 26/07/19 MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial, veteranos da pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos da modalidade a distância (graduação e pós-graduação) referente ao 2º semestre letivo de 2019.
29/07/19 MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2019. É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
29 e 30/07/19 MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
31/07/19 MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o segundo processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2019. É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
05 a 09/08/19 AJUSTE DE MATRÍCULA PRESENCIAL: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
12 e 13/08/19 MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formulário para solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
02/09/19 TRANCAMENTO TOTAL OU PARCIAL: Último dia para solicitação de trancamento total do semestre ou parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.

 

Trancamento Total do curso

Os alunos que desejarem realizar Trancamento Total do curso (manutenção de vínculo), devem fazer esta solicitação também pelo Portal do Aluno. Lembre-se: o Trancamento Total tem validade de 1 (um) semestre. Ao final desse período, caso desejar, o aluno deve solicitar outro Trancamento Total ou, então, solicitar matrícula em disciplinas do Currículo do Curso. O número máximo de trancamentos pode ser consultado na seção “Integralização Curricular“.

 

Disciplinas ofertadas neste semestre

Na seção Horários está disponível para consulta a oferta das disciplinas regulares do curso de Química Industrial para o 2º semestre de 2019 (sujeito a alterações).

 

Regime Especial de Avaliação (matrícula por resolução)

Na listagem disponibilizada acima, tenha cuidado com as turmas de nome/número T50REA e 50! Elas se referem ao Regime Especial de Avaliação, mais conhecido como “matrícula por resolução“. Nessa modalidade, o aluno realiza somente as avaliações da disciplina, sem precisar frequentar às aulas e sem contabilizar carga horária em seu semestre. O plano de atividades deve ser tratado diretamente com o docente responsável pela turma T50REA. O direito do aluno ao Regime Especial de Avaliação fica condicionado ao fato de que ele tenha sofrido uma única reprovação por NOTA na disciplina em questão e que o regime especial seja requerido no semestre imediatamente subsequente à reprovação por nota.

 

Ajuste de matrícula e pré-requisitos

Fique atento ao processamento de sua matrícula! Suas solicitações podem ser recusadas por inúmeros motivos: falta de pré-requisitos (FORMULÁRIO – Autorização de matrícula com dispensa de pré-requisitos), falta de vagas, inconsistência de horários, extrapolamento da carga horária máxima semestral (540 horas), etc. Caso ocorra algum problema durante a solicitação/processamento da matrícula, os alunos devem realizar o AJUSTE WEB, conforme prazos do Calendário Acadêmico. Mantendo-se os problemas, devem comparecer à Secretaria da Coordenação do curso para realizar o AJUSTE DE MATRÍCULA presencial, conforme datas previstas no Calendário Acadêmico (FORMULÁRIO – Solicitação de reajuste de matrícula).

 

Matrícula em disciplinas extracurriculares

Caso seja de interesse do aluno cursar disciplinas de outros cursos de graduação que não sejam do curso ao qual está vinculado, essa solicitação deve ser feita ao Coordenador do curso, por meio de formulário específico (FORMULÁRIO – Solicitação de matrícula extracurricular), também na semana dedicada ao AJUSTE DE MATRÍCULA. Esse tipo de matrícula pode ser utilizada para cursar disciplinas que compõem o currículo do curso de Química Industrial e não são ofertadas em horário compatível pelo curso ou para cursar DCGs. Ao final do semestre, após aprovação, o aluno deve solicitar a Dispensa de Disciplina para que seja realizada a equivalência.