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ACGs

Ao longo do curso de Química Bacharelado, o acadêmico deve realizar uma série de Atividades Complementares de Graduação (ACGs), obtendo um mínimo de carga horária para integralização deste componente curricular.

A solicitação do cômputo de ACGs é responsabilidade do acadêmico, e deve ser feita através do Portal do Aluno, na aba “alteração curricular”, opção “requerimento de dispensa” (tutorial disponível aqui). Para isso, é importante antes observar as regras de conversão das horas dos certificados, conforme normativa abaixo.

 

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

1) O Curso de Química Bacharelado terá no mínimo 150 horas como atividades complementares;

2) Os alunos poderão realizar atividades complementares desde o primeiro semestre do Curso;

3) As atividades complementares aceitas pelo Curso de Química Bacharelado estão descritas na resolução nº 025/2017, Art. 18;

4) O aluno pode escolher quaisquer atividades complementares prevista na Resolução nº 025/2017, Art. 18; 

5) O aproveitamento da carga horária seguirá os seguintes critérios:

Participação em eventos

Semana Acadêmica do curso: 10 horas
JAI UFSM: 10 horas
Evento de abrangência local: 5 horas
Evento de abrangência estadual: 10 horas
Evento de abrangência nacional: 15 horas
Evento de abrangência internacional: 20 horas

Atuação em núcleos temáticos

10 horas

Atividades de extensão

25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)

Estágios extracurriculares

1 hora para cada 6 horas trabalhadas (máximo de 60 horas)

Iniciação científica e pesquisa

25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)

Publicação de trabalhos (ou apresentação)

Semana Acadêmica do curso: 10 horas
JAI UFSM: 10 horas
Evento de abrangência local: 5 horas
Evento de abrangência estadual: 10 horas
Evento de abrangência nacional: 15 horas
Evento de abrangência internacional: 20 horas

*O máximo de horas nessa modalidade é de 80 horas.

Participação em órgãos colegiados

3 horas por semestre letivo de participação

Monitoria (ou monitoria voluntária)

25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)

Participação em Movimento Estudantil 

3 horas por semestre letivo de participação (DAQIB, DCE, etc)

Outras atividades

Participação em viagens de estudo: 1 hora para cada 8 horas de participação (máximo de 10 horas)
Organização de eventos: 10 horas por evento
Curso de língua estrangeira: 1 hora para cada 5 horas de curso (máximo de 20 horas)
Curso de aperfeiçoamento na área de formação: carga horária do certificado (máximo de 20 horas)
Participação como ouvinte em defesas de relatório de estágio: 1 hora por defesa (máximo de 10 horas)

6) Ficam estabelecidas as seguintes exigências para o aproveitamento das atividades: 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ANEXADA AO PEDIDO
Participação em eventos Certificado de participação
Atuação em núcleos temáticos Certificado de participação
Atividades de extensão Certificado de participação
Estágio extracurricular Atestado de participação e apresentação de relatório
Iniciação científica e de pesquisa Certificado de bolsista (Portal do Aluno) ou nome do projeto e registro no GAP, com declaração do professor orientador constando período de atividades
Apresentação ou publicação de trabalhos Certificado ou cópia da publicação, contendo pelo menos nome da revista, volume, ano e página inicial da publicação
Participação em órgãos colegiados Atas de reunião das quais participou
Monitoria Relatório de atividades do aluno ou certificado
Participação em Movimento Estudantil Atestado de participação
Participação em viagens de estudos Declaração do professor responsável contendo freqüência do aluno
Organização de eventos Atestado de participação
Cursos de língua estrangeira Certificado com carga horária
Cursos de aperfeiçoamento na área de formação Certificado com carga horária
Participação como ouvinte em defesas de relatório de estágio Ata de defesa assinada pelo participante

 

7) As Atividades Complementares de Graduação devem ter relação com a área de formação do acadêmico. No entanto, será contabilizado um único certificado/comprovante por aluno que poderá ter temática livre (exceto na modalidade “Curso de Aperfeiçoamento”);

8) Os alunos devem fornecer uma cópia de cada documento apresentado para fins de arquivamento;

9) O controle das atividades é de responsabilidade do Colegiado do Curso, que se reunirá uma vez por semestre para avaliar os documentos apresentados pelo aluno;

10) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso.