Ir para o conteúdo Relações Internacionais Ir para o menu Relações Internacionais Ir para a busca no site Relações Internacionais Ir para o rodapé Relações Internacionais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

OPRI 2014



O projeto de extensão Oficina de Pesquisa em Relações Internacionais – OPRI teve a sua primeira edição durante o ano de 2014. A atividade procurou estimular a produção e a publicação de artigos e textos na área de Relações Internacionais por parte de alunos de graduação e pós-gradução, mediante seminários temáticos e exposições dialogadas que buscassem auxiliar na demarcação de estratégias teórico-metodológicas interdisciplinares. O objetivo principal da atividade era auxiliar na formação acadêmica de estudantes de Relações Internacionais e áreas afins, enfocando as competências e habilidades necessárias para as atividades de pesquisa, tanto individuais quanto coletivas.

Além disso, foram realizadas, de forma contínua por parte dos professores, exposições dialogadas sobre problemas metodológicos em Relações Internacionais. Entre eles podem-se citar: estruturação de desenhos de pesquisa, métodos qualitativos e quantitativos, pesquisa bibliográfica, organização da pesquisa e apresentação de trabalhos acadêmicos. No primeiro semestre, foi utilizada a obra de Marcello Baquero, Pesquisa Quantitativa nas Ciências Sociais, para uma explicação inicial sobre conceitos básicos, tais como, tema, problema de pesquisa, hipótese, objetivos, justificativa, e metodologia (tipos de estudo, métodos de abordagem, método de procedimento e técnicas de pesquisa). No segundo semestre, foi utilizado o livro de Stephen Van Evera, Guía para estudantes de ciências políticas: Métodos y Recursos, como forma de aprofundar o debate sobre os conceitos anteriores apresentados e introduzir aos participantes discussões sobre teoria, explicação, descrição, contraste e avaliação de teorias, estudos de caso e estudos comparados, e estilos de redação e formatação/padronização de textos.


Publicações Recentes