Ir para o conteúdo Relações Internacionais Ir para o menu Relações Internacionais Ir para a busca no site Relações Internacionais Ir para o rodapé Relações Internacionais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TeóRIca 2015: Primeira edição



O projeto de extensão TeóRIca, promovido pelo Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), teve a sua primeira edição no segundo semestre do ano de 2015. A atividade procurou promover o debate acadêmico na área de Teoria de Relações Internacionais por meio de grupos de trabalho e discussão organizados em torno da leitura de textos e de seminários dialogados. O objetivo principal da atividade era complementar e aprofundar os debates teóricos de cursos de graduação e pós-graduação que abordem a área de Relações Internacionais, por meio de perspectivas interdisciplinares que avaliem de forma crítica o papel do Estado, da Segurança e da Defesa no mundo contemporâneo.

Os encontros foram estruturados na forma de seminários temáticos, nos quais alunos eram responsáveis pela apresentação dos pontos básicos dos textos elencados para a discussão. Os professores complementaram as apresentações com exposições dialogadas. A leitura prévia dos textos indicados para a discussão foi estimulada, bem como a participação, a crítica, o debate e aportes dos participantes a qualquer tempo durante os encontros. Nesta edição do TeóRIca foram priorizados debates que centrados em torno da proposta teórica do neorrealismo das Relações Internacionais. Além de trecho do texto seminal de Kenneth Waltz (1979), foram abordadas as críticas do realismo defensivo e neoclássico, do neoinstitucionalismo e do construtivismo. Estes debates fundamentam grande parte do desenvolvimento atual da teoria das Relações Internacionais no Brasil e no Mundo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-474-467

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes