Ir para o conteúdo Relações Internacionais Ir para o menu Relações Internacionais Ir para a busca no site Relações Internacionais Ir para o rodapé Relações Internacionais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Desafios da Logística Brasileira e Internacional



Por Ana Karla Santana [1]


No dia 15 de agosto de 2019 (quinta-feira) ás 18:00h horas no auditório do 74C – 2° andar (CCSH), o curso de Relações Internacionais da UFSM, juntamente com o Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) promoveu a palestra “Desafios da Logística Brasileira e Internacional” do professor de Logística, Hamlet Simon.

A palestra começou explicando os principais conceitos básicos da logística, que se concentra em ser segura, rápida e de baixo custo. Foram apresentados exemplos históricos sobre a importância da área da logística e seu surgimento após a Segunda Guerra Mundial com o advento dos computadores. Em seguida o professor fez um apanhado geral da logística brasileira, citando pontos positivos e negativos de cada modal de transporte, dentre eles: rodoviário, ferroviário, aquaviário, cabotagem, entre outros. Além disso, o palestrante apontou as melhorias necessárias para a logística brasileira, posto que há uma incapacidade da logística nacional em competir com os demais países pela falta principalmente de desburocratização e precariedade de estruturas.

Em uma provocação da plateia sobre o que seria necessário para o crescimento da área em nosso país, Simon respondeu que é preciso uma política de Estado de longo prazo para que se desenvolvam as estruturas básicas de crescimento da competitividade na área. Além disso, seria de importância também mudar a matriz de transporte que hoje tem sua concentração no modal rodoviário, que segundo ele estaria em defasagem diante da dinâmica mundial. Por fim, a logística 4.0 foi abordada, que seria a transformação da área a partir da tecnologia integrada como os sistemas de software e a internet das coisas.

Ao final do evento, a palestra foi aberta a perguntas e foram feitas três por parte da nossa equipe.

  • Qual a importância do tema para a área de Relações Internacionais?

“Eu acho, que a logística hoje por mais que tu estejas em qualquer ramo dentro da área de Relações Internacionais, qualquer segmento ou atividade, é necessário ter conhecimento do que está acontecendo no mercado e a movimentação no mundo, porque a Logística muda a cada momento e você tem que ter a percepção de custo. É preciso conhecer a região, o mercado, o produto, a cultura, isso faz parte de todo o contexto das Relações Internacionais e também da parte de Comércio Internacional”.

  • Quais os principais desafios para nós que vamos nos formar em Relações Internacionais e pretendemos seguir na área de Comércio Internacional?

“Hoje em dia, não existe um curso que você saia e esteja pronto. A minha sugestão é focar e começar a buscar elementos, cursos, mestrado, MBA, procurar conhecimento para ter uma escolha. Uma coisa para vocês que trabalham em Relações Internacionais é dominar, no mínimo, o inglês. Seja na área de Logística ou Comercial, sem o inglês nós não conseguimos nada. E o conhecimento de culturas”.

  • Por fim, como você se sente voltando para sua antiga casa (UFSM) na qual já estudou e lecionou?

“Eu me sinto muito bem entrando aqui, me proponho sempre a participar de um evento, um congresso. Sempre estou presente porque eu gosto de passar conhecimento para o pessoal”.

Hamlet Simon possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) tem habilitação em Comércio Exterior pela mesma instituição e mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM. Foi professor colaborador do curso de Relações Internacionais da UFSM e é professor do Curso de Administração na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).


[1] Acadêmica do sexto período de Relações Internacionais da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-474-247

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes