Ir para o conteúdo Relações Internacionais Ir para o menu Relações Internacionais Ir para a busca no site Relações Internacionais Ir para o rodapé Relações Internacionais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Retrospectiva RI UFSM: relembre os acontecimentos que marcaram o decorrer do curso em 2019.



Vista do Planetário e do Bloco 74-C

Que o ano de 2019 foi repleto de atividades, nós sabemos. Tanto na Universidade quanto dentro do próprio curso, nossos alunos puderam aprofundar seus conhecimentos e crescer tanto intelectual, como pessoalmente. É através de aulas, eventos e palestras que indicamos o caminho a seguir, fazendo com que os estudantes de hoje sejam os excelentes profissionais de amanhã. Um novo ano letivo se aproxima, e, pensando nisso, elencamos os acontecimentos que mais marcaram o curso de Relações Internacionais durante o segundo semestre de 2019 e também nos preparamos para o começo das aulas em março:

– Guerras e Transições Sistêmicas: palestra em parceria com a ECEME, que teve como temas: “Competição geopolítica internacional e guerras hegemônicas: implicações para a defesa do Brasil”. (Hélio Farias), “Transição Sistêmica, Guerra do Futuro e Política Industrial de Defesa” (Ricardo Zortéa), e  “Há algo de novo no front? Repensando Clausewitz a partir das ‘novas guerras’” (Bruno Hendler);

– “Desafios da Logística Brasileira e Internacional”, palestra do projeto “Carreiras Internacionais” com o Prof. Hamlet Simon: palestra em parceria com o Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI), em que foram debatidos  os principais conceitos da logística, que se concentra em ser segura, rápida e de baixo custo.

– “O espírito das relações internacionais”, palestra com o Prof. Amado Luiz Cervo, tendo como temas a guerra, os valores morais, o interesse nacional e a política externa. Na ocasião de sua vinda, o professor emérito da Universidade de Brasília também participou da cerimônia de doação de seu acervo pessoal, de cerca de três mil livros, para a Biblioteca Setorial do CCSH.

– “Uma aventura chinesa: pés no Brasil, olhos na China” palestra com a jornalista Janaína Câmara da Silveira, como parte do projeto “Carreiras Internacionais”, que visou a troca de experiências entre profissionais e alunos, debatendo temas como imigração, saúde e residência no país chinês.

– X Encontro Estudantil de Relações Internacionais da Região Sul (EERRI) – evento organizado pelos discentes com o apoio da coordenação do curso. Desde 2010, ano em que foi criado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), o evento ocorre anualmente, mobilizando cerca de 400 estudantes de 14 universidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na edição deste ano o EERRI contou com uma série de grupos de debates acadêmicos e institucionais, além de minicursos e palestras-magnas.

– III Encontro Regional Sul da ABED (ERABED) – evento organizado pelo Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) com o apoio da coordenação, teve como temas defesa, segurança e estudos estratégicos, possibilitando a troca entre instituições distintas, difundindo o conhecimento científico e a avaliação de políticas públicas, sempre em diálogo entre acadêmicos e representantes das forças armadas.

– Defesas de TCC:

Neste final de 2019, o Curso de Relações Internacionais teve o total de 16 bancas de Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação de nove diferentes docentes. As bancas ocorreram no bloco 74-C do CCSH entre os dias 02 e 09 de dezembro.

Por fim, a coordenação do curso deseja um 2020 muito produtivo a todos e dá as boas vindas aos novos calouros!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-474-770

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes