Ir para o conteúdo Relações Públicas Ir para o menu Relações Públicas Ir para a busca no site Relações Públicas Ir para o rodapé Relações Públicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DESCUBRA 2020

Descubra os depoimentos dos alunos de RP

.

Depoimentos dos Formando de Relações Públicas 2020

Depoimentos dos Calouros de Relações Públicas 2020

.

Descubra as Relações Públicas da UFSM

.

Como RP formada pela UFSM tive oportunidade de atuar em diversas áreas como marketing, eventos, redes sociais, planejamento, assessoria de imprensa… Atualmente, atuo com comunicação pública na UFSM, algo que nem podia imaginar quando estava na faculdade. É um curso muito rico que abre um universo de possibilidades na carreira.”

(Sendi Spiazzi – Relações Públicas, Atua na Unidade de Comunicação da UFSM)

O trabalho realizado pelo Relações Públicas é fundamental para manter o bom relacionamento entre a Instituição e seus diversos públicos, buscando alcançar  uma comunicação integrada e eficiente.”

(Tânia Weber, RP formada na UFSM em 1985. Atualmente trabalha no Gabinete do Reitor da UFSM, especificamente com Cerimonial e Protocolo. Atua nos diversos eventos promovidos pela Instituição, com destaque para as Cerimônias de Colação de Grau.)

O profissional de relações públicas, em linhas gerais, trabalha com a gestão da comunicação, podendo desenvolver suas atividades com atuação mais específica em algum ramo ou com atuação generalista. Como relações públicas do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)/UFSM, eu atuo de maneira generalista, desenvolvendo diferentes projetos, tanto prestando auxílio à Direção do Centro quanto aos cursos, departamentos e setores da Unidade. Tenho  atividades de rotina, como, por exemplo, atualizar o site e as redes sociais do CCSH, manter o fluxo da comunicação interna, realizar atendimentos presenciais com os interessados em alguma demanda, prestar consultoria para a realização de eventos, além de alguns afazeres burocráticos inerentes ao serviço público. Além disso,  tenho envolvimento em projetos específicos, como, por exemplo, projeto cultural (Painel Artístico CCSH)  e de conscientização (campanha de trânsito), bem como envolvimento em situações de crise e seus desdobramentos.

Neste ano de 2020, tanto a UFSM quanto o CCSH comemoram aniversário com datas especiais:  a Universidade completa seus 60 anos e o CCSH chega aos 50 anos de história. Com o ano atípico em função da pandemia, todo o nosso planejamento dos 50 anos precisou ser reestruturado, utilizando-se basicamente os meios digitais para comemoração. Tivemos o lançamento das festividades, ainda em março, antes da quarentena, com o evento Campus Open Mapping, em parceria com o Centro  de Artes e Letras (CAL),  desenvolvemos uma campanha de depoimentos em vídeo das pessoas de nossa comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados), foi elaborado um selo comemorativo e o slogan (Cada Vez Mais Sociais e Humanas),  um vídeo  de parabéns e uma página específica dos 50 anos.  Todo esse trabalho envolveu várias pessoas e diferentes setores para a sua concretização.”

(Laura Hartmann, Relações Públicas CCSH/UFSM, Graduada em RP pela UFSM em 2005 e Mestre  em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM em 2018)

 

“Relações Públicas é o/a profissional responsável pelo planejamento e coordenação da comunicação entre a organização e seus públicos. Eu, que trabalho na Revista Arco, o veículo institucional de divulgação científica e cultural da UFSM, atuo na gestão do relacionamento da Arco com seus leitores. Atenta aos interesses do público e seguindo os princípios da comunicação pública e da missão da revista, coordeno um ciclo de comunicação que atenda aos interesses deste público, buscando, em parceria com o/a editor-chefe trazer um conteúdo de qualidade para todos.”

(Carla Costa, Relações Públicas. Atua na Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM)

Eu sou Relações Públicas da UFSM campus Frederico Westphalen desde setembro de 2017. Na época da faculdade eu fui bolsista em vários setores da UFSM e me apaixonei pela comunicação na universidade. Sempre achei que trabalhar com o propósito de divulgar e cuidar de um de um bem como a educação pública me faria feliz. E faz. Eu faço o gerenciamento de redes sociais, organizo e sou cerimonialista de eventos institucionais como formaturas e seminários, participo de projetos em conjunto com os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM-FW, faço o gerenciamento e produção de conteúdo para o site e planejo projetos e ações institucionais de divulgação do campus. Na foto, eu estava gravando um spot para a divulgação do SISU 2020. Eu e os bolsistas do setor, conversamos com mais de 20 rádios da região para divulgar o spot da programação para seleção de novos alunos na UFSM.”

(Júlia Cervo, Relações Públicas. Atua na Direção do Campus de Frederico Westphalen/ UFSM)

Descubra mais depoimentos

.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 65791972_338400167050069_6849075877532139520_n-1.jpg

Se me couber fazer uma analogia, ser relações-públicas para mim é como estar em volta de uma fogueira, lado a lado e de igual para igual com várias pessoas. Administrando as inter-relações e mediando a comunicação entre quem ora conta a história, ora ouve. Conflitos? Inevitavelmente aparecem! Portanto, cabe a nós, relações-públicas, gerenciá-los na perspectiva de uma oportunidade. Pois, é na mesma medida das suas resoluções que manteremos a chama acesa e que todos continuem interessados em conversar.

Muito além de um ofício, Relações Públicas para mim é um pensamento estratégico que não meço esforços para que permei todas as áreas da organização. Antes do contratante, sou “empregado” dos seus públicos – funcionários, clientes, comunidade, mídia etc. Medeio a comunicação, gerencio os interesses, assim como as relações de poder e a gestão de crises entre esses atores sociais. Às vezes, nós relações-públicas devemos indicar remédios amargos, mas é o que pode garantir a longevidade dessas relações, entre a empresa e seus públicos.

(Wellington Gonçalves, Relações Públicas. Atuou como Relações Públicas do Centro de Ciências Naturais e Humanas – CCNE da UFSM até 2019. Atual RP da UFRJ)

.

Descubra as Assessorias de Relações Públicas

.

.

Descubra o Volver e os Egressos de Relações Públicas

.

.

Descubra o Curso de Relações Públicas da UFSM

.