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Estágios Extracurriculares

 

IMPORTANTE: ORIENTAMOS QUE O ESTÁGIO INICIE APÓS AS TRAMITAÇÕES NO PEN SIE.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (PROGRAD) publicou a  Instrução Normativa N. 001/2022/UFSM/PROGRAD que orienta a respeito da formalização dos estágios de graduação, regulando o registro das atividades de estágio no Sistema Integrado para o Ensino (SIE), bem como a atribuição de encargos didáticos à atividade de orientação de estágio não obrigatório.

Orientamos seguir os seguintes passos:

1- O discente deverá entrar em contato com a Secretaria do Curso (rpufsm@ufsm.br) e solicitar o nome do professor/professora que irá acompanhar seu estágio extracurricular nas empresas, analisar os documentos via PEN SIE, assinar e tramitar às partes interessadas. Ao receber a indicação, deverá entrar em contato com o orientador/orientadora do Curso de RP para conversar sobre o processo, seja de forma presencial ou online.

Observação: no caso de supervisor da empresa FORA DA ÁREA de comunicação, antes de encaminhar os documentos para análise do orientador, deve tramitar para análise do colegiado (que poderá deferir ou indeferir)  o termo de estágio e  a declaração de experiência, formação e notório saber, anexado em item abaixo. O envio deve ser via secretaria do curso (rpufsm@ufsm.br). 

2- O DISCENTE deve realizar a abertura do processo no PEN SIE: tramitação do Termo da empresa mediadora, bem como da declaração de adequação da empresa para receber o/a estagiário (a). A primeira assinatura será feita pelo professor/ professora orientador(ra).

OBSERVAÇÃO: no caso do supervisor na empresa ser FORA DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO deve ser preenchido uma declaração com a formação e experiência notória na área de supervisão (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/470/2022/05/DECLARACAO-EXPERIENCIA-E-NOTORIO-SABER-DO-SUPERVISOR.docx). A coordenação irá receber o processo e repassar aos membros do COLEGIADO DO CURSO. Se aprovado, o mesmo tramitará da Coordenação do Curso para o discente. No caso de indeferimento, também será informado via PEN SIE.

3 – Após todas as tramitações, o discente iniciará o estágio.

ESTÁGIOS SEM EMPRESA INTERMEDIADORA: os documentos oficiais utilizados serão aqueles disponibilizados pela Universidade.

CASOS DE RENOVAÇÃO: a RENOVAÇÃO não é automática e as assinaturas também não são retroativas. Os procedimentos devem ser feitos com o termo de aditamento e o início também está condicionado a: a) indicação de orientador disponível; b) tramitação via PEN do documento (Anexos V – Termo de Aditamento_editável); c) tramitação de novo documento de condições de recebimento do estagiário (Anexo I – Declaração de adequação das instalações_editável).

 

Lembrando que, conforme  Lei de Estágios, o período máximo de contrato é de seis meses, sendo possível renovação por até dois anos. 

Abaixo, você encontra os modelos editáveis dos documentos anexados à normativa:

SAIBA MAIS SOBRE AS REGRAS DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES:

  1. O PPC do Curso de Relações Públicas permite a realização de estágios extracurriculares.
  2. A empresa/organização/instituição deverá prover a orientação por um profissional da área de Comunicação Social, uma vez que estágio é uma atividade de aprendizado. Também, deverá atestar condições adequadas para a realização do estágio.
  3. Para que o estágio tenha caráter legal é preciso convênio firmado entre a empresa que disponibiliza a vaga e a UFSM. Depois do convênio, é firmado o Termo de Compromisso de Estágio, entre a empresa, o estudante selecionado e IES.
  4. O Estudante deve elaborar um relatório semestral e relatório final a ser entregue para a Coordenação do Curso via Pen-Sie.
  5. A empresa contratante também pode usar agências de estágios para a intermediação, sem a necessidade de firmar convênio com a Universidade.
  6. A divulgação de vagas nos espaços de comunicação do Curso de Relações Públicas da UFSM (site, redes sociais, email) somente será feita se existir o convênio firmado.
  7. A Coordenação não seleciona alunos. Apenas, divulga vagas existentes em empresas conveniadas que, por sua vez, devem respeitar a lei do estágio (Nº 11.788, de 2008).
  8. O estágio extracurricular é atividade de Ensino/Aprendizagem: deve respeitar o ensino como primeira atividade do acadêmico.
  9. APROVEITAMENTO ESTÁGIO COMO ACG:  o estudante poderá aproveitar como ACG o máximo de 120 horas anuais em estágio extracurricular, mediante a apresentação do Termo de Compromisso de Estágio e Relatório Final da Atividade. O orientado do estudante na empresa deverá ser um profissional da área de Comunicação ou afins.