Ir para o conteúdo Relações Públicas Ir para o menu Relações Públicas Ir para a busca no site Relações Públicas Ir para o rodapé Relações Públicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios Extracurriculares

PASSO A PASSO PARA FORMALIZAR SEU ESTÁGIO

  1. [Estudante] Baixe o Termo de Compromisso de Estágio Extracurricular e Termo de Adesão ao Rede.
  2. [Estudante] Abra processo oficial no sistema PEN SIE UFSM – acesse o tutorial aqui.
  3. [Estudante] Faça Upload da documentação no processo aberto por você, assine digitalmente e tramite para a empresa. 
  4. [Empresa] Assina Digitalmente via PENSIE (é necessário cadastro) e tramita para a Coordenação do curso.
  5. [Coordenação] Analisa, assina e arquiva. 
  6. [Estudante] Guarda uma cópia do processo para si e encaminha outra para a empresa. 

Depois de tudo pronto, o estudante ainda precisa enviar relatórios de estágio.



7. Estudante] – A cada 6 (seis) meses de estágio, o discente envia via Pen Sie, o Relatório Parcial do Estágio Extracurricular.
8. [Estudante ]- Ao final do período de estágio, envia via Pen Sie, o Relatório Final do Estágio.

9 [ Estudante] – Termo Aditivo de Estágio Extracurricular.

Observação: além do termo aditivo, solicitamos: a) termo de adesão ao estágio; b) declaração de condições físicas e sanitárias da empresa para receber o discente; c) declaração de que o supervisor tem formação na área de comunicação; d) plano de trabalho.

Importante: os documentos citados acima se encontram anexados no TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES) .

SAIBA MAIS SOBRE AS REGRAS

  1. O PPC do Curso de Relações Públicas permite a realização de estágios extracurriculares.
  2. A empresa/organização/instituição deverá prover a orientação por um profissional da área de Comunicação Social, uma vez que estágio é uma atividade de aprendizado. Também, deverá atestar condições adequadas para a realização do estágio.
  3. O colegiado do Curso decidiu que a orientação de estágio também poderá ser feita por profissionais de áreas afins, como design, marketing, indústria gráfica, arquitetura, artes visuais, entre outras áreas afins (que podem ser julgadas pelo colegiado a cada solicitação).
  4. Para que o estágio tenha caráter legal é preciso convênio firmado entre a empresa que disponibiliza a vaga e a UFSM. Depois do convênio, é firmado o Termo de Compromisso de Estágio, entre a empresa, o estudante selecionado e IES.
  5. O Estudante deve elaborar um relatório semestral e relatório final a ser entregue para a Coordenação do Curso via Pen-Sie.
  6. A empresa contratante também pode usar agências de estágios para a intermediação, sem a necessidade de firmar convênio com a Universidade.
  7. A divulgação de vagas nos espaços de comunicação do Curso de Relações Públicas da UFSM (site, redes sociais, email) somente será feita se existir o convênio firmado.
  8. A Coordenação não seleciona alunos. Apenas, divulga vagas existentes em empresas conveniadas que, por sua vez, devem respeitar a lei do estágio (Nº 11.788, de 2008).
  9. O estágio extracurricular é atividade de Ensino/Aprendizagem: deve respeitar o ensino como primeira atividade do acadêmico.
  10. APROVEITAMENTO ESTÁGIO COMO ACG:  o estudante poderá aproveitar como ACG o máximo de 120 horas anuais em estágio extracurricular, mediante a apresentação do Termo de Compromisso de Estágio e Relatório Final da Atividade. O orientado do estudante na empresa deverá ser um profissional da área de Comunicação ou afins.

Abaixo, você encontra todos os documentos necessário para regularização do seu estágio extracurricular em Relações Públicas.

Anexos

(b)Curricular

Anexos