Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão “Brincando e Aprendendo com os Direitos da Criança e Adolescente”



Brincando e Aprendendo com os Direitos da Criança e do Adolescente é um projeto de extensão realizado pelo Programa Mesa Brasil/SESC e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a Criança e Adolescente (NUPECA) /UFSM do curso de Serviço Social. O projeto iniciou as oficinas no ano de 2016 e foi idealizado com objetivo de ampliar os conhecimentos das crianças e adolescentes em relação aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), fortalecer vínculos familiares e comunitários e também estimular uma consciência crítica em relação aos direitos humanos.
A metodologia utilizada consiste no SESC de Santa Maria- RS convidar às instituições já cadastradas no Programa Mesa Brasil a aderir a esta ação extencionista, organizando um cronograma para a realização das oficinas nos locais.

O projeto conta com a contribuição de recursos institucionais através do edital FIEX e já foi contemplado nos anos de 2016, 2018 e 2019, contudo no ano de 2017 o projeto contou apenas com voluntários. As ações contam, somente, com a presença de estudantes do curso de Serviço Social, dentre eles um é bolsista FIEX. Atualmente, estão envolvidos em torno de três alunos. No ano de 2016 participaram das ações, por volta, de 127 crianças e adolescentes. Já no ano de 2017 a 2018, foram atingidos 369 crianças e adolescentes. Participam das oficinas em média 10 crianças e
adolescentes, por ação.
A ação educativa do projeto é por meio de um jogo lúdico denominado Trilha do ECA com
formato de um grande tabuleiro de lona disposto no chão com desenho de uma trilha com alguns
artigos do Estatuto, placas de identificação dos jogadores, um dado numerado e regras de como
jogá-lo. Cada quadrado possui um artigo do ECA (Brasil, 1990), como por exemplo, direito a vida e a saúde (art. 7 o ). E assim, crianças e adolescentes aprendem brincando.


Publicações Recentes