Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos de Intercambistas do Curso de Serviço Social



RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO

A aluna Carla Biesdorf, em seu último semestre do Curso de Serviço Social, fez intercâmbio na Universidade de Manitoba, no Canadá. Experiência custeada, através do prêmio Mitacs Globalink Research Internship, em que a egressa do curso foi agraciada, a partir de suas publicações, enquanto participante do “Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão em Gerontologia, Serviço Social e Saúde”, sob a orientação dos professores Dr. Jairo Oliveira e Drª. Sheila Kocourek. Bem como, do “Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Trabalho e Questão Social”, sob a orientação dos professores Drª. Caroline Goerck e Dr. Fabio Gaviraghi.
Durante três meses no Canáda, Carla foi assistente de pesquisadora no projeto intitulado “Fatores que Influenciam o Reassentamento Bem-sucedido de Refugiados: Entendendo a Experiência Canadense, na Universidade de Manitoba – Winnipeg”.
Carla relata: “Iniciei o trabalho no dia 6 de maio, na Universidade de Manitoba. Fui acolhida na casa de uma brasileira sensacional, que mora aqui há 19 anos. Maggie Diniz Demarchi está me proporcionando um ambiente agradável na casa dela, para que eu possa realizar a pesquisa com sucesso, juntamente com a Professora Dra. Lori Wilkinson que me deu essa grande oportunidade”.

Foto da aluna na Universidade onde realizou intercâmbio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A aluna Aline Escobar, em seu sexto semestre do Curso de Serviço Social, realizou intercâmbio na Universidade de Valparaíso, no Chile, a partir da seleção pelo programa “Espacio Académico Común Ampliado Latinoamericano” (ESCALA), da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), a qual a UFSM também é membro.
Sua trajetória acadêmica como bolsista no “Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais”, como participante do “Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social” (NEPMQS) e do curso de espanhol, no Laboratório Entrelínguas, da UFSM, deram subsídios para que Aline lograsse êxito na seleção realizada pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI), da UFSM. Ainda para essa seleção, a acadêmica teve o apoio da Profª. Drª. Rosana Soares Campos do Prof. Dr. Fábio Jardel Gaviraghi e da Juventude Negra Feminina de Santa Maria (JuNF-SM).

Aline relata: “Estar aqui enquanto uma jovem estudante negra brasileira é questionar um modelo de sociedade opressor que nega tanto subjetivamente quanto materialmente a possibilidade de ansiar um projeto de vida. Afinal o Mapa da Violência (2015) produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) constatou que de 2003 a 2013 a morte de mulheres brancas diminuiu 10% enquanto a de mulheres negras aumentou em 54%. Apesar dos desafios serem diários sinto que posso enfrentá-los graças a todos que sempre me desejaram as melhores energias nessa jornada. Essa experiência não é só por mim, é pela minha família, pelos meus amigos, pelos meus ancestrais, por acreditar em construir um novo projeto de mundo a partir da mirada do Serviço Social”.

Foto da aluna na Universidade onde realizou intercâmbio:


Publicações Recentes