Ir para o conteúdo Serviço Social Ir para o menu Serviço Social Ir para a busca no site Serviço Social Ir para o rodapé Serviço Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GETECSS

       O Grupo de Estudos em Tecnologia, Serviço Social & Sociedade  aborda o fenômeno da tecnologia para além da sua dimensão física, dos objetos e artefatos presentes em nosso cotidiano. A tecnologia está presente nas mais diversas dimensões da vida humana, como na medicina, nas escolas, no transporte, no exército, na construção de cidades e das políticas sociais. A tecnologia como construção social comporta valores e consequências, os quais podem contribuir para a democratização da sociedade e a garantia de direitos.

           O Grupo nasceu em 2018 e é liderado pela Profa. Dra. Fernanda Mangini e possui três linhas de estudo e pesquisa:

1- Conhecimento, intervenção profissional e inovação – aborda o Serviço Social como campo de conhecimento e de atividade tecnológica. Essa linha ainda compreende a relação que a profissão estabelece com diferentes artefatos, especialmente as tecnologias da informação e da comunicação;

2-  Saberes, tecnologias sociais e democracia – aborda a tecnologia como parte integrante das expressões da questão social, nos processos de exclusão social/digital, desemprego, entre outras manifestações de desigualdade social. Aborda também as concepções e as práticas de diferentes segmentos socais ante a tecnologia;

3- Saúde, tecnologias e Serviço Social – aproxima os enfoques anteriores para a saúde, campo de uso intensivo e mobilização de diferentes sistemas tecnológicos, os quais impactam na autonomia dos usuários, no cuidado e na garantia do direito à saúde.

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

ENSINO

 

Projeto de Ensino: Ler e escrever mais


O projeto de ensino “Ler e Escrever Mais” oferece, gratuitamente, oficinas de leitura e escrita acadêmica, preferencialmente, aos graduandos do curso de Serviço Social, além de todos os cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Contatos e informações:

E-mail: oficinalereescrevermais@gmail.com

 

Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Mangini

 

Integrantes: Paloma Peixoto

PESQUISA

 

 

Classe social e Tecnologias da Informação e da Comunicação: acesso, uso e apropriação da internet

 

 

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) estão cada vez mais presentes no cotidiano das diferentes classes sociais, mas as formas de acesso, uso e apropriação desses recursos ainda são pouco conhecidas. Em uma sociedade onde a informação e o conhecimento jogam um papel central, o acesso à informação e ao conhecimento tornou-se uma necessidade básica de sobrevivência mediatizada pela internet. Estudos indicam que o acesso à internet pelo telefone celular cresce entre os segmentos sociais de baixa renda. Essa realidade precisa ser melhor compreendida e explorada, sobretudo, do ponto de vista do seu significado para a redução das desigualdades sociais e digitais.

 

 

Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Mangini

 

Integrantes: Patricia de Oliveira Berger, Estavam Yamin, Sabrina Roehsler.

 

 

 

Saberes do Assistente Social: um estudo das ações profissionais na saúde mental

 

 

A pesquisa parte da constatação de que é preciso desenvolver o como fazer profissional do ponto de vista do conhecimento, considerando à forma como os Assistentes Sociais constroem, utilizam e se apropriam dos diferentes saberes. A pesquisa tem como foco as ações profissionais do Assistente Social desenvolvidas no âmbito da saúde mental, especialmente, na sua dimensão socioassistencial, isto é, naquela desenvolvida diretamente com o usuário.

 

 

Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Mangini

 

Integrantes: Lara Beatriz Minuzzi Neumann

 

 

 

EXTENSÃO

 

Programa de Acompanhamento aos Estudantes e suas Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social 

 

O Programa de acompanhamento aos estudantes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social visa ampliar o foco das ações direcionadas ao segmento estudantil na Universidade Federal de Santa Maria, particularmente na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), base de execução do programa. A proposta é de que a família dos estudantes seja preconizada como objeto de conhecimento e/ou intervenção para que se desenvolvam ações mais eficientes e eficazes, considerando o locus de vida desses sujeitos (território), as suas condições sociais e os recursos da rede de proteção social.

 

Para acompanhamento dos estudantes e de suas famílias estão previstos um conjunto de ações integradas como atendimento em plantão social, visitas domiciliares e institucionais, além do desenvolvimento de grupos de escuta em saúde mental, principalmente para estudantes que apresentem questões de saúde mental.

 

Dentre os principais objetivos da proposta estão: proporcionar o acesso à direitos sociais e a serviços da rede de proteção social às famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade social com vistas ao fortalecimento de vínculos e a inclusão social e ampliar e diversificar os espaços de ensino-aprendizagem com vistas ao enriquecimento do horizonte técnico-científico e cultural dos alunos do curso de Serviço Social, envolvidos com a execução do programa.

 

Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Mangini

Integrantes: Igor Sastro Nunes; Daniella Porto Giacomelli; Isabelle Rossatto Cesa

 

Ações estruturantes do Programa de Extensão:

 

1) Grupo de Escuta em Saúde Mental

 

A proposta do Grupo de Escuta em Saúde Mental inspira-se a partir dos Grupos de Ajuda e Grupos de Suporte Mútuo em Saúde Mental (VASCONCELOS, 2013). Ambos representam ações integradas, mas com objetivos e características diferentes.

 

O grupo de escuta em saúde mental busca uma escuta qualificada, representando um espaço seguro e de cuidado. Ressalta-se que sua intenção é possibilitar a escuta e compartilhamento de experiências, e não a de substituir o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, pois não tem um viés clínico psicoterapêutico.

 

Contatos e informações:

Telefone/Whatsapp (55) 991510327

 

E-mail: grupodesaudementalufsm@gmail.com

 

 

 

 

2) Plantão Social

 

 

O plantão social propõe um atendimento aos estudantes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, é um espaço de encaminhamento e recebimento de demandas espontâneas e emergenciais relativas às condições materiais de sobrevivência e ao acesso aos benefícios e serviços sociais da rede de proteção social de Santa Maria e região.

 

 

Contatos e informações:

Telefone/Whatsapp (55) 991510327

 

E-mail: plantaosocialufsm@gmail.com

 

 

 

 

 

Faz um Bem!”: plataforma de ações solidárias 

 

Faz um bem!” surge em um contexto de emergência de saúde pública mundial com a pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) que intensifica a necessidade de ações sociais por parte da sociedade civil organizada e do Estado, especialmente através das políticas públicas e sociais. Trata-se de um projeto de caráter extensionista interdisciplinar, que visa desenvolver colaborativamente e impulsionar uma plataforma virtual interativa que centralize necessidades de instituições e organizações sociais de Santa Maria. Assim, Faz um bem! propõe-se como uma plataforma virtual interativa, incentivadora e mediadora entre doadores e receptores de recursos. 

 

 

Coordenação: Profa. Dra. Andrea Schwertner Charão (Centro de Tecnologia/UFSM);

Colaboração: Profa. Dra. Débora Aita Gasparetto (Desenho Industrial/UFSM); Profa. Dra. Fernanda Mangini (Serviço Social/UFSM)

 

Integrantes: Patricia de Oliveira Berger; Isabelle Rossatto Cesa; Lucas Leismann da Silva; Sabrina Roehsler; Vitoria Vieira Winckler; Lucas Schneider.

 

 

 

Contatos e informações:

 

E-mail: fazumbem@inf.ufsm.br