Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Informações Gerais

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos (CSTA) iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 e teve sua primeira turma formada em agosto de 2012. Posteriormente, o Curso foi avaliado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e obteve conceito 4, sendo reconhecido pelo MEC através da Portaria Nº 665 de 11 de dezembro de 2013. O CSTA, sediado em Santa Maria,  encontra-se registrado sob o número 121620 no MEC.

O Curso na versão 2017, confere ao profissional egresso, um conhecimento multidisciplinar, distribuídos numa carga de disciplinas obrigatórias de 2.745 horas, disciplinas complementares de graduação de 180 horas, atividades complementares de graduação de 210 horas, totalizando  3.135 horas. O curso é distribuido em três anos e meio (sete períodos), constituídos de atividades teóricas e práticas.  O Estágio Curricular obrigatório (375 horas) pode ser desenvolvido em empresas (grandes, médias, pequenas e agroindústrias) voltadas à produção de alimentos, organizações públicas e privados em geral que atuam no setor de alimentos, tanto no Brasil quanto no exterior. 

O Curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratórios de alimentos. As disciplinas específicas compreendem áreas da química, física, bioquímica, microbiologia, microscopia, toxicologia, análise de alimentos, tecnologia de alimentos de origem animal e vegetal.

A organização da grade curricular a ser vencida semestralmente pelo estudante reflete a harmonia e equilíbrio das diferentes disciplinas e atividades que a compõem, considerando a distribuição, inter-relação sequencial e carga horária. 

No entanto, a grade curricular é flexível o que oportuniza aos estudantes construí-la através de componentes curriculares optativos que atenda expectativas individuais e permita atualização constante.

O compromisso de Curso Superior de Tecnologia em Alimentos vai além da educação formal, preocupando-se também com a capacitação dos estudantes para o estudo continuado e a atualização de egressos.