Ir para o conteúdo Tecnologia em Geoprocessamento Ir para o menu Tecnologia em Geoprocessamento Ir para a busca no site Tecnologia em Geoprocessamento Ir para o rodapé Tecnologia em Geoprocessamento
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Objetivos

OBJETIVO GERAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO visa à formação de um profissional de nível superior comprometido com o desenvolvimento sócio-cultural e econômico do país, preparando-o para o mercado de trabalho e para a cidadania, através da formação de competências técnicas e científicas e capacidade de relacionamento humano, que o capacite a trabalhar na área da geomática, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Qualificar profissionais capazes de identificar as prioridades e as técnicas na pesquisa da área de Geoprocessamento e o conhecimento da realidade sócio-política do país.

– Formar profissionais capazes de atuar em atividades de sensoriamento remoto, mapeamento digital, sistemas de informações geográficas, sistemas de posicionamento por satélites, na integração da topografia, cartografia, fotogrametria, fotointerpretação com as novas tecnologias e campos de aplicação.

– Qualificar profissionais para a geração de mapas de diversos tipos e bases de dados de cadastros multifinalitários.

– Formar profissionais que possam atender às exigências das legislações cadastrais brasileiras.

– Colocar à disposição da sociedade profissionais, para atuar na área de Geoprocessamento, aptos ao exercício profissional e conscientes de suas responsabilidades éticas.

– Integrar o ensino ao trabalho, oportunizando o desenvolvimento das condições para a vida produtiva moderna.

– Oportunizar a educação permanente e a requalificação, atendendo a novos paradigmas que estabelecem a necessidade e a capacidade de mobilidade no mundo do trabalho.

– Orientar o aluno para a complementação do seu desenvolvimento social com vistas à auto-segurança, relacionamento humano, comunicação e expressão.

– Formar profissionais aptos a realizar georrefenciamento de imóveis em consonância com a legislação vigente.

– Oferecer mais uma opção de profissionalização aos alunos que desejam ingressar na UFSM.

– Proporcionar a formação de profissionais, atendendo à expectativa das clientelas e do mundo do trabalho.