Ir para o conteúdo Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para o menu Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para a busca no site Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para o rodapé Tecnologia em Gestão de Turismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 25 junho 2019 - 10:15 | Última modificação: 25 junho 2019 - 10:48
Ouvir
CAMINHA RURAL HARMONIA

SOCIAIS

Inicio do percurso Santuário Tabor Schoenstatt - Itaara/RS

29/06/2019 08:00 - 29/06/2019 14:00

Notícias do Evento

Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participa de um dos mais importantes Simpósios Internacionais de Pesquisa Científica em Turismo do Mundo
Na tarde de ontem, 26 de abril, a professora Dra. Caroline Ceretta e as acadêmicas Ana Júlia Socal e Aline Fialho, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo…
27/04/2021 - 16:59
Destaques da "Conversa com a Coordenação do Curso" e informações adicionais sobre matrículas em 2021/1
Na última quarta-feira, dia 14 de abril, a Coordenação do Curso de Gestão de Turismo promoveu a “Conversa com a Coordenação do Curso”.  O objetivo principal foi apresentar as novas…
22/04/2021 - 12:10
Atendimento Remoto da Secretaria do Curso de Gestão de Turismo
As atividades acadêmicas e adminstrativas presenciais da UFSM estão suspensas desde o dia 16 de março de 2020. Desde então, o atendimento da Secretaria do Curso de Gestão de Turismo…
12/04/2021 - 16:40
Alteração do início das aulas do 1º semestre de 2021
As aulas do 1º semestre de 2021, previstas para começarem no dia 12 de abril, tiveram seu início adiado para 18 de maio de 2021. Confira a notícia na íntegra:…
12/04/2021 - 15:34
Webinar Turismo, Patrimônio Cultural e Cidades: Diálogos em diferentes latitudes
No dia 17 de dezembro, com início às 19h., ocorreu o Webinar Turismo, Patrimônio Cultural eCidades: Diálogos em diferentes latitudes. O evento contou com as presenças dos professoresHeliana Comin Vargas…
21/12/2020 - 11:34
Matrícula Extracurricular
Prezados (as) alunos (as) de outros cursos da UFSM Estaremos recebendo as solicitações de matrícula extracurricular através do e-mail turismo@ufsm.br no período de 29/10 a 03/11, conforme calendário acadêmico. Solicitamos…
26/10/2020 - 11:24
Descrição

O que é uma Caminhada na Natureza?

  • As Caminhadas na Natureza são circuitos organizados com uma metodologia internacional, com aproximadamente 10 quilômetros, passando por propriedades de agricultura familiar e atrativos turísticos de uma localidade rural.
  • Cada circuito é único e pode incluir serviços como o café-da-manhã, almoço e feira de produtos locais.
  • Os responsáveis pela organização de cada circuito de caminhada são as instituições locais e a própria comunidade.
  • O projeto Caminhada na Natureza iniciou no Brasil em 2006, numa parceria do ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida.
  • Aqui na Região Central do Rio Grande do Sul, o projeto é coordenado pelo Programa Rastro, do Curso de Gestão de Turismo da UFSM, em parceria com a EMATER Regional de Santa Maria.

O que são Esportes Populares?

  • A definição mais simples de Esportes Populares é: todo esporte de natureza não competitiva. Mas se buscarmos seu histórico, a ideia dos Esportes Populares sempre foi usada para propor estímulo e promoção para o desenvolvimento territorial sustentável por meio da realização de eventos esportivos no meio rural.
  • Nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas pela guerra. Com o crescimento da atividade turística e em função da riqueza cultural e paisagística destas regiões, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração e inclusão social entre as populações regionais, caracterizando-as, assim, como atividades populares e democráticas.
  • Atualmente, os Esportes Populares são praticados em 54 países, sempre organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente e no continente em confederações e com a normatização internacional do IVV – Internacionaler Volksporter Verbunder, com sede na Alemanha.
  • No Brasil, em 2006, fundou-se a ANDA BRASIL – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social, no estado do Rio de Janeiro. A entidade não-governamental organiza e cadastra os circuitos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 500 circuitos cadastrados em todo o Brasil.

Como participar das Caminhadas na Natureza?

  • Para caminhar é muito fácil! Basta consultar o calendário de caminhadas no site www.ecobooking.com, encontrar um circuito e se inscrever.
  • Por se tratar de um Esporte Popular, não há cobrança de taxa de inscrição. Seus gastos serão somente com o que você eventualmente for consumir, como os produtos locais e alimentação.
  • O transporte até a comunidade anfitriã é de iniciativa de cada participante e sugere-se as caronas solidárias.
  • Vista roupas confortáveis e leve água (em garrafinhas reutilizáveis), óculos de sol, chapéu e protetor solar.
  • Crianças podem participar e, caso alguém não consiga caminhar todo o circuito, há carro de apoio e serviços de atendimento a disposição no local.
  • Ao final da caminhada você receberá gratuitamente:
  • Caderneta de caminhante (Caderneta IVV) – A caderneta de caminhante internacional, padrão IVV, é entregue na 1ª primeira caminhada do participante e deve ser transportada pelo mesmo a cada circuito para que seja carimbada a cada caminhada.

Esperamos por você!

Programação

Caminha Rural Harmonia

 ITAARA-RS

DATA: 29 de junho de 2019, sábado

PONTO DE ENCONTRO:  Santuário Tabor Schoenstatt

13 km de percurso

Inscrição

Almoço Rural (opcional): R$ 25,00* – Grupo Escoteiro Boca do Monte Comunidade Rincão do Canto.

* A aquisição do almoço dá direito ao Café da Manhã, incluso no valor.

(galeto, arroz integral, saladas diversas e frutas)

    

Inscrições pelo Ecobooking em: 

itaara.caminhadas.info 

Contato

Localização

Inicio do percurso Santuário Tabor Schoenstatt

Estrada Syllas Pauler - 170 - Centro - Santuário Shoenstath

Itaara/RS - Rio Grande do Sul