Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atenção – Alunos do Curso Sistemas para Internet – Solicitação de Matrícula Extracurricular –2º Semestre de 2020



Prezados(as) alunos(as), 


A matrícula extracurricular é o vínculo do aluno com uma disciplina não pertencente ao seu currículo, ou seja, uma disciplina ofertada por outro Curso de Graduação.  Estas disciplinas podem dispensar disciplinas do currículo do curso de Sistemas para Internet ou serem aproveitadas como DCGs (Disciplinas Complementares de Graduação). 

No caso de DGCs é IMPORTANTE que seja escolhida uma disciplina cujo conteúdo não é igual ou similar ao de uma disciplina existente no currículo do curso. A ideia da DCG é que cada aluno tenha a oportunidade de buscar disciplinas que tratem de assuntos que possam ser do seu interesse e que não são tratados por disciplinas do currículo do curso Sistemas para Internet.

Principalmente se você está no início do curso (segundo semestre), você NÃO precisa, NESTE MOMENTO cursar uma DCG. Até o final do curso você precisará cumprir 420 horas de DCGs. Mas de novo, se você está no início, há tempo para isto.


Há uma lista de DCGs (não atualizada) de algumas disciplinas que podem ser aceitas como DCGs no curso de Sistemas para Internet https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/491/2018/12/DCGsjunho2017.pdf

Disciplinas de cursos de graduação dos cursos de computação da UFSM são boas candidatas a solicitação de matrícula extracurricular. Mas algumas das disciplinas dos cursos de Gestão de Cooperativas, Geoprocessamento, Administração, Engenharias, Economia são boas possibilidades.

Além disto, disciplinas de Libras e Inglês, ofertadas por alguma graduação são aceitas como DCGs.

Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link https://www.ufsm.br/disciplinas/ . Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada. Consultem os horários e currículo nos sites de outros cursos.

 *** COMO FAZER MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS ***

 A matrícula extracurricular (em disciplinas de outros cursos) poderá ser feita via Portal do Aluno em disciplinas de cursos que aderirem a esta funcionalidade (a maioria dos cursos do CT aderiu) ou mediante solicitação por e-mail para cursos que não aderiram a matrícula via portal.

– Link dos Cursos que receberão Solicitação de Matrícula Extracurricular via Portal do Aluno (campo “Libera turmas para Solicitação de Extra pelo Portal? = SIM):
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/configuracoes-cursos-oferta/

**** MATRÍCULA EM CURSOS QUE NÃO ADERIRAM A SOLICITAÇÃO VIA PORTAL ****

Este é o caso do curso de Letras. https://www.ufsm.br/2020/10/22/alunos-podem-realizar-matricula-extracurricular-em-aulas-de-ingles-espanhol-frances-e-alemao/

Você deve seguir os procedimentos descritos no calendário acadêmico, que são transcritos a seguir. 

26/10/2020 e 27/10/2020 segunda e terça-feira  MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR – Solicitação do aluno a sua Coordenação de Curso: Período para o aluno requerer por e-mail à Coordenação do seu curso autorização para matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo Curso em um pedido e enviar um e-mail a sua Coordenação de Curso com o seu NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE CURSAR. A sua Coordenação de Curso avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à Coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita. Tendo em vista que os e-mails são encaminhados entre as Coordenações, o aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá mandar mais de um e-mail a sua Coordenação, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às Coordenações competentes.

29/10/2020 quinta-feira MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR – Avaliação dos pedidos dos alunos e encaminhamento às Coordenações competentes: Período para as Coordenações de Cursos avaliarem os pedidos de seus alunos quanto às disciplinas extracurriculares destinadas a outros Cursos e encaminharem as solicitações de matrícula extracurricular às Coordenações competentes, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 30/10/2020 a 03/11/2020 sexta a terça-feira MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR – Avaliação dos pedidos das Coordenações e lançamento no SIE das matrículas extracurriculares deferidas: Período para as Coordenações de Cursos avaliarem os pedidos de matrícula encaminhados pelas demais Coordenações e lançarem no SIE as matrículas extracurriculares aprovadas, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.  

****** MATRÍCULA EM CURSOS QUE ADERIRAM AO PORTAL ****

A Matrícula extracurricular via Portal do Aluno ocorrerá no Período de 30/10 até 03/11. 

– Tutorial para os alunos, preparado/cedido pelo CT, no link: https://drive.google.com/file/d/1AXPMp3KBqElNTi9W28Mp6V7thOh9tIX_/view?usp=sharing

No caso de solicitação via portal do aluno, você deverá acessar o portal do aluno e escolher a(s) disciplina(s) que deseja. NÃO é necessária autorização da coordenação do curso de Sistemas para Internet e a coordenação do curso de Sistemas para Internet não garante o aproveitamento da disciplina escolhida. Assim, se você estiver em dúvida sobre o aproveitamento da disciplina, entre em contato com a coordenação.

Você deverá ao longo do dia acompanhar e verificar se sua matrícula foi ou não aceita. Existe a previsão de que sejam feitos dois processamentos destas solicitações por dia.Área de anexosAtt

Coordenação do Curso de Sistemas para Internet

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-491-600

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes