Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Matrícula Extracurricular

A matrícula na UFSM é feita em etapas:

MATRÍCULA – Essa é a primeira etapa, em que permite ao estudante realizar a matrícula nas disciplinas oferecidas e disponíveis no curso do(a) estudante.

MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – Essa é a segunda etapa, em que permite ao estudante se matricular nas disciplinas oferecidas por outros cursos.

As datas para fazer as matrículas estão disponíveis no Calendário Acadêmico da UFSM – https://www.ufsm.br/calendario/

Sobre a matrícula em disciplinas extracurriculares

Cada estudante pode decidir quando fazer as disciplinas oferecidas por outros cursos, mas aconselhamos a começar a fazer pelo menos uma disciplina quando estiver no 3º semestre do curso, então quem está no 1º semestre do curso não precisa se preocupar em fazer a Matrícula Extracurricular.

A matrícula extracurricular não é obrigatória, então quem não pretende fazer essa matrícula não precisa se preocupar, pois neste caso nenhuma alteração via Portal do Aluno é necessária, ou seja, não precisa fazer nada.

Quem deseja fazer a matrícula extracurricular pode se matricular via Portal do Aluno. Tem um tutorial explicando como fazer https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/479/2021/05/TUTORIAL-Alunos-Matricula-Extracurricular-via-Portal-do-Aluno2021_1-6.pdf  (O tutorial é de um semestre passado, mas o passo a passo é útil para este semestre também).

Dicas para quem for fazer a matrícula extracurricular

1) Há 2 (dois) links a seguir com apenas algumas sugestões de disciplinas que os alunos do nosso curso já fizeram, mas vocês podem se matricular em *outras disciplinas de diferentes áreas, não há problema, pois essas disciplinas podem não estar sendo ofertadas como também estarem com as vagas ocupadas.

*Qualquer dúvida, entre em contato com a coordenação, pois as disciplinas estão sujeitas a aprovação do Colegiado.

a) https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/dcg/
b) https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/informacoes-do-curriculo     – a lista com algumas disciplinas para DCGs estão no final da página na área “Qualquer Semestre”.

2) Há um link em que é possível buscar por disciplinas oferecidas por qualquer curso da UFSM, conforme parâmetros informados (Campus, Nível e Período ==> favor olhar no link).

a) https://www.ufsm.br/disciplinas

3) Cuidado para não solicitar a matrícula em uma disciplina no mesmo dia e horário de uma outra disciplina que você já se matriculou. Por exemplo, se você já fez uma matrícula em uma disciplina na segunda-feira das 13h30 às 17h30, não poderá se matricular em outra disciplina, mesmo que de outro curso, neste mesmo dia da semana e horário.


Disciplinas extracurriculares PODEM ser obrigatórias ou não

O que isso quer dizer?

Geralmente, a matrícula extracurricular é para fazer disciplinas em outros cursos que vão ajudar a complementar, aprofundar e atualizar os conhecimentos na área de interesse dos estudantes. Neste caso, cada disciplina feita, se o estudante for aprovado, poderá ser aproveitada como DCG – Disciplina Complementar de Graduação. Lembrando que cada estudante precisa de 420 horas de DCGs para se formar.  Neste caso, as disciplinas são consideradas não obrigatórias e devem ser solicitadas para aproveitamento em DCG.

Se você fizer uma disciplina em outro curso que também é oferecida no nosso curso, depois, se aprovado na disciplina, você poderá pedir o aproveitamento na respectiva disciplina obrigatória do Curso. 

No link a seguir há uma lista com todas as disciplinas oferecidas pelo nosso curso com programa/ementa (conteúdo da disciplina) e carga horária https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/informacoes-do-curriculo

Observação: Para pedir aproveitamento é importante que a carga horária e programa da disciplina do outro curso sejam compatíveis com a carga horária e programa da disciplina do nosso curso em no mínimo 75%.

Por exemplo, alunos que quiserem cursar Sistemas Operacionais em outros cursos (da UFSM ou não), podem cursar e solicitar o aproveitamento da disciplina realizada para dispensar a disciplina do Curso (claro que precisa ter no mínimo 75% de conteúdo similar e 75% de carga horária).
Por que fazer desta forma? Há alguns motivos para fazer o aproveitamento, um deles é quando o estudante reprova em uma disciplina do nosso curso, e ela não é oferecida no próximo semestre, e o estudante quer aproveitar, pois ela está sendo oferecida em outro curso, para depois pedir o aproveitamento, e não ter que fazer a disciplina do nosso curso.

Quero me matricular em uma disciplina de outro curso, o que fazer?

*Este exemplo considera apenas uma disciplina. Cada estudante pode escolher quantas quiser. Atenção: Considerar seu tempo, dedicação, etc., para definir quantas e quais disciplinas.

1) Escolha a disciplina – ver links na seção Dicas, que está no texto acima.

2) Aguarde o período da Matrícula Extracurricular, que está sempre no Calendário Acadêmico da UFSM.

3) Acesse o Portal do Aluno, pois haverá a possibilidade de fazer a matrícula pelo portal – ver tutorial que está no texto acima. Lembrando que é preciso acessar o portal no período da Matrícula Extracurricular. 

4) Se não encontrar a disciplina no *Portal do Aluno, você pode entrar em contato com a coordenação do curso que oferece a disciplina.

*Para saber se o curso da disciplina pretendida irá aderir a matrícula pelo Portal do Aluno, acesse: www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/configuracoes-cursos-oferta/

a) Por exemplo, se quiser fazer alguma disciplina do curso Ciência da Computação, então você precisa entrar em contato com a coordenação do curso Ciência da Computação para ver a viabilidade de cursar.
b) Busque no Google pelo nome do curso com a palavra UFSM para encontrar a página do curso, pois há informações como e-mail e telefone para entrar em contato com a coordenação.
c) Ao entrar em contato, se identifique com número de matrícula, nome completo e curso de origem, indique o código e o nome da disciplina que tem interesse em fazer, e pergunte se ela tem disponibilidade para matrícula extracurricular.
d) Se tiver vaga, é a coordenação do curso da disciplina que, em caso positivo, vai realizar a matrícula na disciplina.

ATENÇÃO: É preciso entrar em contato com a coordenação do curso da disciplina apenas se você não encontrar a disciplina no Portal do Aluno. Se a disciplina estiver no Portal do Aluno, então pode fazer tudo pelo portal.