Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

Sensibilidade ao Contexto em sistemas para Ambientes Inteligentes

Coordenador: Prof. Alencar Machado

No futuro, espera-se que residências se tornem Ambientes Inteligentes capazes de assistir as pessoas que nelas habitam. Sistemas desenvolvidos para esses Ambientes de Vivência Assistida poderiam manipular o dinamismo existente dentro das residências. Estas normalmente são organizadas de acordo com o perfil do usuário, sendo que objetos, ao longo do tempo, são atualizados ou alterados em relação à localização, principalmente equipamentos eletrônicos. O perfil do usuário também pode se alterar ao longo do tempo. Por exemplo, diferentes doenças podem envolver o usuário e fazer com que a relação dele com os objetos da residência se alterem, sendo que, quando esta relação é alterada devido a problemas cognitivos (como esquecimentos), às vezes, o próprio usuário pode se colocar em situações indesejadas. Este projeto busca desenvolver pesquisas em nível de software para gerenciar ambientes domésticos, assim buscando torna-los adaptados as necessidades do usuário.

 

Explorando o Uso de Técnicas de Recomendação na Computação Ubíqua e Pervasiva

Coordenador: Prof. Daniel Lichtnow

O objetivo principal do projeto é explorar o uso de técnicas utilizadas em Sistemas de Recomendação na Computação Ubíqua/Pervasiva. Além do desenvolvimento de sistemas de recomendação para dispositivos móveis, este projeto irá explorar o uso de técnicas de recomendação e personalização também no desenvolvimento de aplicações relacionadas a Smart Homes e Ambient Assisted Living, por exemplo.

 

Design de interfaces usáveis e acessíveis em soluções computacionais para apoiar o ensino/ aprendizagem

Coordenador: Prof. Marcos Alexandre Rose Silva

Projeto tem como objetivo identificar, formalizar e registrar técnicas de usabilidade e acessibilidade para orientar o design de interfaces de sistemas para internet acessíveis e adaptáveis às necessidades dos usuários, como forma de apoiar e permitir a interação entre os usuários e os diversos dispositivos tecnológicos.

 

Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Resposta da Demanda Integrado à Geração Fotovoltaica

Coordenador: Prof. Rafael Gressler Milbradt

No contexto das redes elétricas inteligentes, os ambientes inteligentes existirão em vários níveis como no controle da distribuição, nas micro-redes, nas indústrias e empresas e principalmente nas residências. Estas últimas, passarão a ser atores fundamentais no gerenciamento do sistema elétrico, participando ativamente com o gerenciamento da demanda bem como atuando como geradores de energia em sistemas de micro-geração por fontes alternativas, como a fotovoltaica. Este projeto objetiva estudar e desenvolver metodologias para o desenvolvimento de ambientes inteligentes com foco no gerenciamento de energia residencial, considerando a geração fotovoltaica e as restrições da distribuidora de energia, em um sistema de Resposta da Demanda. Espera-se desenvolver protótipos de sistemas inteligentes para automação residencial, já integrados com os sistemas de gerenciamento e controle do sistema de geração solar fotovoltaica instalado no Colégio Politécnico da UFSM.