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Orientações para a Matrícula e Ajustes no 2º Semestre de 2020 -REDE



CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL– UFSM

 

DATAS IMPORTANTES E ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO CURSO:

 

  • 07/10 a 13/10- SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: período para solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

  • 07/10 a 20/11-TRANCAMENTO TOTAL: Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

  • 07/10 a 20/11-TRANCAMENTO PARCIAL: Período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

Observação: No semestre letivo de 2020.2, segundo decisão do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional não serão ofertadas as seguintes disciplinas: Estudos do Fazer Humano III, Seminários Integrados de Práticas em Terapia Ocupacional I e III, Cinesiologia e Estágios Supervisionados em Terapia Ocupacional.

 

Observação: Caso o sistema ainda não esteja programado para receber as solicitações de trancamento parcial, via Portal do Aluno, o Curso irá receber as solicitações por meio de formulário on-line (https://forms.gle/y8FFUgcN5k2oxJet6). Neste caso, os alunos que não conseguirem acessar o formulário deverão entrar em contato com a Coordenação, via e-mail, informando NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, NOME E CÓDIGO DAS DISCIPLINAS. No título do e-mail escrever “SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO PARCIAL – NOME COMPLETO”.

 

  • 14/10PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o 1º processamento, no sistema SIE, da UFSM, das solicitações de matrícula, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.
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  • 15/10 e 16/10AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB:período para ajuste de matrícula, via Portal do DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

  • 17/10PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o 2º processamento, no sistema SIE, da UFSM, das solicitações de matrícula, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

  • 19/10/2020INÍCIO DAS AULAS:início das aulas do 2º semestre letivo de 2020 – REDE, sob Regime de Exercícios Domiciliares Especiais.

 

  • 19 a 23/10JAI: Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

 

  • 19/10 a 30/10AJUSTE DE MATRÍCULA: período para ajuste de matrícula dos alunos, via Portal do Aluno ou e-mail, à coordenação de curso, e lançamento do ajuste no SIE.

 

Atenção alunos! Não deixem para solicitar os ajustes nos últimos dias. Procure enviar as suas solicitações o quanto antes.

 

Observação 1:Para solicitar o ajuste de matrícula, via e-mail à Coordenação do Curso (cursotoufsm@gmail.com), o aluno precisa informar o seu NOME COMPLETO E NÚMERO DE MATRÍCULA. Além disso, deve listar em os ajustes de matrícula desejados, mencionando os NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS em questão. O título do e-mail deve seguir o seguinte padrão: “AJUSTE DE MATRÍCULA – NOME COMPLETO DO ALUNO”.O envio do e-mail deve se dar dentro período correspondente, encerrando-se às prazo 16 horas do dia 30/10.

 

Observação 2:Alunos que perderam o prazo para solicitação de matrícula (07/10 a 13/10/2020) podem solicitar disciplinas no período de ajuste.

 

Observação 3: No período de ajustes, os alunos poderão  realizar a matrícula nas disciplinas extensionistas ofertadas pelo Curso (TEOex), uma novidade para este semestre. Para solicitar matrícula nestas disciplinas é necessário que o aluno esteja participando do projeto de extensão vinculado a disciplina. Assim, para solicitar matrícula nestas disciplinas será necessário conversar previamente com o docente responsável pela disciplina extensionista e coordenador do projeto de extensão. Dessa maneira, os docentes devem encaminhar à coordenação do curso a listagem com os alunos indicados.

Orientamos aos alunos esse contato prévio com o docente para que o mesmo possa deixar autorizado a matrícula junto ao Curso. Alunos sem autorização do docente não serão matriculados.

 

Observação 4: No período de ajustes, os alunos poderão  realizar a matrícula nas disciplinas complementares de graduação (DCG) ofertadas pelo Curso. A disciplina O SUS em Tempos de Pandemia poderá ser cursada por alunos de qualquer semestre, desde que respeitado o número de vagas oferecidas. Já as demais DCG, estão vinculadas somente aos 7º e 8º semestres devido a não oferta de estágios supervisionados.  Para solicitar matrícula nestas disciplinas será necessário conversar previamente com o docente responsável pela disciplina. Dessa maneira, os docentes devem encaminhar à coordenação do curso a listagem com os alunos indicados. Alunos sem autorização do docente não serão matriculados.

 

 

Observação 5: As matrículas na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I – TEO0030 (TCCI) serão efetuadas no período de ajustes.

Lembramos que as matrículas nesta disciplina serão realizadas, apenas, para os alunos que apresentarem o formulário de matrícula (apêndice I do regimento para o trabalho de TCC, disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/442/2019/03/Normativa_TCC.pdf) assinado pelo orientador.

Neste semestre, o Curso receberá o documento acima mencionado, via e-mail, juntamente com a solicitação de matrícula, no período de ajuste.

 

Observação 6: O atendimento para os ajustes obedecerá à ordem estabelecida no Ranking acadêmico.

 

  • 26/10 e 27/10SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – período para o aluno requerer, via Portal do Aluno ou por e-mail à coordenação do seu curso, autorização para matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

Atenção! O aluno do Curso de Terapia Ocupacional, não conseguindo solicitar matricula extracurricular via Portal do Aluno, deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo curso em um pedido e enviar um e-mail à Coordenação decurso (cursotoufsm@gmail.com), com o seu NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE CURSAR. A Coordenação do curso avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita.

 

Tendo em vista que os e-mails são encaminhados entre as coordenações, o aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá mandar mais de um e-mail, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às coordenações competentes.

 

29/10MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – avaliação dos pedidos dos alunos e encaminhamento às coordenações competentes: período para as coordenações de cursos avaliarem os pedidos de seus alunos quanto às disciplinas extracurriculares destinadas a outros cursos e encaminharem as solicitações de matrícula extracurricular às coordenações competentes, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

30/10 a 03/11 – MATRÍCULA EXTRACURRICULARavaliação dos pedidos das coordenações e lançamento no SIE das matrículas extracurriculares deferidas: período para as coordenações de cursos avaliarem os pedidos de matrícula encaminhados pelas demais

coordenações e lançarem no SIE, as matrículas extracurriculares aprovadas, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

13/02/2021 -TÉRMINO DAS AULAS: fim das aulas do 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

 

 

 

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

 

  1. Como serão desenvolvidas as disciplinas do Curso no 2º semestre de 2020?

Segundo a Resolução N.024/2020, de 11 de agosto de 2020, que Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19, uma vez ofertadas, no segundo semestre de 2020, as disciplinas deverão ser desenvolvidas integralmente no modo REDE, não havendo período de recuperação presencial dessa oferta, excetuando-se as disciplinas teórico-práticas, que, por definição do Colegiado de Curso, poderão ter a parte teórica ofertada (segundo semestre) e a parte prática inserida no Calendário Suplementar.

 

  1. Como fica a carga horária mínima e máxima para o 2º semestre de 2020?

Por força da Resolução N. 24/2020, fica flexibilizada a carga horária mínima e máxima discentes. 

 

  1. Possuo benefício Sócio Econômico (BSE), como fica a minha situação para o 2º semestre de 2020?

Por força da resolução N. 24/2020, conforme disposto no inciso VII, artigo 30, ficam flexibilizados os critérios da manutenção do Benefício Socioeconômico (BSE), sendo suspensa a obrigatoriedade de carga mínima e aprovação em mais de 50% das disciplinas matriculadas, assegurando-se, portanto, que os discentes que não se matricularem ao REDE, bem como os que não conseguirem cumprir com as atividades não tenham seu BSE afetado.

Atenção!Os alunos que possuem BSE, mas que não irão se matricular em nenhuma disciplina no 2º semestre – REDE, deverão comunicar tal situação, via e-mail, à Coordenação de Curso, sendo recomendado que esta comunicação ocorra até o último dia previsto para ajustes de matrícula (30/10), a fim de preservar o vínculo com a instituição e manter o benefício sócio econômico. A Coordenação/Secretaria do Curso, ciente da situação, poderá efetuar o registro adequado no SIE.

 

  1. Não possuo Benefício Sócio Econômico e não irei me matricular em nenhuma disciplina no segundo semestre – REDE, o que preciso fazer?

Caso o aluno opte por não se matricular em nenhuma disciplina no 2º semestre – REDE, mas o Curso tenha ofertado disciplinas que são passíveis de matrícula pelo aluno, este deverá solicitar o trancamento total, via Portal do Aluno, até a data limite máxima definida no calendário acadêmico, para que não perca seu vínculo com a instituição.

 

  1. Como ficam os pré-requisitos das disciplinas do Curso de Terapia Ocupacional?

Também, por força da resolução e deliberação do Colegiado de Curso, os discentes poderão de matricular nas disciplinas ofertadas para o 2º semestre de 2020, inclusive com quebra de pré-requisitos permitida. Nesse sentido, não haverá a necessidade de envio de solicitação de quebra de pré-requisito, vez que estes pré-requisitos estão flexibilizados para o próximo semestre.

 

 

Santa Maria, 07 de outubro de 2020.

Secretaria do Curso de Terapia Ocupacional

Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional


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