Ir para o conteúdo Terapia Ocupacional Ir para o menu Terapia Ocupacional Ir para a busca no site Terapia Ocupacional Ir para o rodapé Terapia Ocupacional
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da Terapia Ocupacional da UFSM é uma das escritoras do livro “Cartas para o Futuro” que está concorrendo ao Prêmio Jabuti.



E se em um futuro próximo, logo ali houvesse uma pandemia ?

E se fosse um tempo de inércia e de clausura onde ninguém pudesse sair de casa?

E se todo mundo tivesse medo e fosse obrigado a ficar em compasso de aguardo e de resguardo?

Um tempo que parecia não ter fim.

Um episódio extraordinário que obrigou o mundo inteiro a se reinventar ou mudar tudo que estava fazendo.

 

 

“Cartas para o Futuro” é um trabalho organizado pela psicanalista Aline Reck Padilha Abrantes. Um projeto que virou livro e reúne cartas escritas durante o período da pandemia e são endereçadas a quem tem um futuro pela frente. 

São 53 cartas, escritas com o estilo singular dos autores, díspares e dispersos, porém mobilizados pela responsabilidade ética com a memória e a transmissão. A Professora Dani Laura Peruzzolo do Curso de Terapia Ocupacional da UFSM é uma das autoras que registra, para a criança do futuro, os acontecimentos durante o isolamento social provocado pelo COVID-19

 

Como diz Aline: “As cartas para o futuro são uma esperança. Não uma esperança passiva da espera, mas a esperança que se faz no ato da escrita. As cartas aqui reunidas são um instrumento que, mesmo sem um destinatário definido, chegarão ao seu destino”. 

 

O lançamento do livro ocorreu no dia 03/07/2021 pelo canal do YouTube da Larvatus Prodeo Editora, com a participação dos autores. Foi um  momento de confraternização e de troca de palavras, canções e afetos. Atualmente o livro está concorrendo ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

“Isso surgiu como uma urgência de fazer alguma coisa para que o futuro possa ser diferente do presente. As pessoas que toparam escrever, cada autor, é muito singular, com uma história muito particular, mas há um traço em comum, todos apostam que haverá um futuro” 

 

As mensagens foram escritas durante o período mais tenebroso da pandemia, quando  muitas famílias foram obrigadas a ficar em casa por conta de uma doença que nos fez sentir muito medo da morte. As reflexões contém e são contidas por desejos e angústias, reuniram-se pessoas de todo Brasil para registrar suas dores e esperanças, cada um do seu ponto de vista, com realidades diferentes e apontando questões que são mundiais.

 

“ Nós sabemos que a vida tem fim e que em algum momento chegaremos a morte, mas o vírus trouxe à cena a questão da morte e tudo que implica nas relações sociais de uma sociedade, já tão doentia quanto a nossa, mas o ponto é poder fazer algo com isso e escrever cartas é uma possibilidade de fazer isso.”

  

 

Texto baseado no vídeo:  “Cartas para o Futuro” – Noticias em foco.  

Apresentado por Silvia Vinhas e Malu Mota: 

Acesso em:  https://www.youtube.com/watch?v=pO6FENfIK1g 

Fotos: Larvatus Prodeo Editora 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-442-1673

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes