Professora: Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel
– CAACTO: Cuidado e Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente em Tratamento Oncológico.
Professora: Miriam Cabrera Corvelo Delboni
– Grupo Interdisciplinar de Convivência de pessoas com Afasia: Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Profa. Elenir e Miriam).
Local: Clube 21
Período: abril a junho – última sexta feira do mês: início em abril (27/04, 25/5, 29/6) das 14 as 17h.
São Ações de Pesquisa: ESTUDO SOCIOECONÔMICO E DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO IDOSA NO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS
Professora Andréa do Amparo Carotta de Angeli
– TOCCA – Programa Transdisciplinar em Terapia Ocupacional, Corpo, Cultura e as Artes.
Resumo: O TOCCA: Programa transdisciplinar em Terapia Ocupacional, Corpo, Cultura e as Artes – desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão entre os cursos de dança bacharelado e terapia ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, e conta com a colaboração de artistas de diversas áreas e terapeutas ocupacionais na composição de suas proposições. Suas ações são construídas na interface entre os campos das artes e da cultura, da promoção à saúde, da produção de redes sociais e o campo da clínica em terapia ocupacional. Procurando observar, mapear e produzir dispositivos que propiciem uma ampliação das experiências de fruição e produção culturais e, que atuem na promoção da circulação e participação social, na promoção à saúde, no acesso a direitos sociais, na construção e problematização de projetos de vida, na ressignificação de lugares sociais oriundos de experiências de exclusão decorrentes da presença de sofrimento psíquico, deficiências e/ou da condição de vulnerabilidade ou isolamento social. Suas propostas são construídas em consonância com a Política Nacional de Cultura, especialmente, e segue as diretrizes da humanização do cuidado em saúde. Têm no princípio da cidadania e na compreensão do cotidiano da população atendida os eixos centralizadores e reflexivos de suas ações. Parte, ainda, da compreensão de que todos somos pessoas diferentes e que a convivência entre estas diferenças pode vir a criar e afirmar modos singulares de viver, relações mais cooperativas e humanizadas entre todos, em fim, uma cultura de paz. O programa está dividido em dois eixos: Um corpo no mundo e Caminhando. Cabe destacar que, as ações, em cada eixo, estão em constante movimento e invenção, avaliadas criticamente pela equipe de trabalho em campo, seus usuários e pela equipe coordenadora. UM corpo no mundo dedica-se ao corpar, praticando a observação e a consciência corporal, explorando as maneiras de fazer corpo de cada um em sua relação com as narrativas sociais e culturais presentes no cotidiano e na história de vida. Experimenta por meio das linguagens da dança, da performance, do teatro, da música ações que produzam presenças de si no mundo e na construção de projetos de vida, bem como o corpo – presença como ponto de partida na invenção de obras de arte. Em Caminhando, de outro lado, experimenta-se das linguagens clínicas e das tecnologias de atenção em terapia ocupacional que potencializem tecer vínculos entre sujeitos, construir espaços mais cooperativos, desobstruir processos criativos, promover convívio entre as diferenças e a afirmação de modos singulares de fazer e existir cotidianamente. Este subprojeto toma a clinica também como criação.
PALAVRAS-CHAVE: Terapia Ocupacional; Interface Arte-saúde; Vulnerabilidade/isolamento Social; Participação sociocultural; abordagens corporais.
Locais: UFSM, equipamentos de cultura, saúde e da rede socio assistencial básica que atuem na interface com as artes.
Período: 2016 a 2020.
Coordenação: Profa Dra. Andréa A. C. de Angeli – DTO- CCS/UFSM; Profa Dra. Heloisa Correa Gravina – Dança Bacharelado – CAL/UFSM
Professora Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma
– PACTO – Programa de Apoio a Cuidadores da Terapia Ocupacional.
Professora Tatiana Dimov
– PROGRAMA ESTAMIRA – SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA.
O Programa ESTAMIRA – Saúde Mental Comunitária abarca ações de ensino pesquisa e extensão junto a serviços de saúde (na atenção básica e em três CAPS e uma associação de usuários do município), visando oferecer apoio em saúde mental para o município de Santa Maria. A metodologia prevê a a avaliação, planejamento e sistematização das experiências conforme preconizado por Jara, desenvolvendo uma série de grupos e outras ações terapêuticas, conforme planejado com as unidades envolvidas. As ações ocorrerão entre os anos de 2020 e 2030. Espera-se qualificar a rede de atenção em saúde mental do município através das ações desenvolvidas.
Professora Lucielem Chequim da Silva
– ATENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL NA SAÚDE DOS TRABALHADORES
Este projeto apresenta a proposta de ações extensionistas a serem desenvolvidas junto ao CEREST/Região Centro. Estas, buscam envolver acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional da UFSM, docentes, e integrantes da equipe do serviço em práticas destinadas aos trabalhadores atendidos pelo CEREST. As ações objetivam promover práticas terapêuticas ocupacionais em saúde do trabalhador, direcionadas à prevenção de doenças e/ou acidentes de trabalho, bem como na reabilitação de trabalhadores afastados de suas atividades de trabalho. Também, desenvolver ações que auxiliem na reabilitação dos trabalhadores afastados de suas atividades de trabalho; propor atividades educativas em saúde do trabalhador; estimular a realização de visitas técnicas, junto ao Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador; promover ações em consonância à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Para isso, serão desenvolvidas ações junto aos três núcleos que constituem o CEREST: Educação, Vigilância e Assistência. Para cada Núcleo, atividades específicas serão realizadas: palestras, elaboração de materiais informativos, visitas técnicas e atendimentos individuais e grupais aos trabalhadores afastados de suas atividades por motivo de doença ocupacional ou acidentes de trabalho. O período de execução será de setembro de 2021 a dezembro de 2025. Pretende-se contribuir para a formação técnico-científica dos discentes envolvidos, bem como fornecer subsídios para a população atendida, de forma a colaborar com a transformação da realidade social e de saúde dos trabalhadores. Através da oferta de serviços especializados, aspira-se cooperar para a ampliação e/ou desenvolvimento de ações locais e regionais que atentem para as condições de saúde dos diferentes trabalhadores.