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Pesquisa

Professora: Amara Holanda

– Conceitos de Atividade, Ocupação e Cotidiano: um estudo com graduandos de Terapia Ocupacional.
(projeto interinstitucional UFRJ, UFPA, UFPB, UNB e UFSM- Lider do grupo Ana Pauza Cazeiro

 

Professora Andrea do Amparo Carotta de Angeli

– ESPAÇOCORPO – Núcleo de estudos em dança e terapia ocupacional – Grupo de pesquisa CNPQ

Professora Daniela Tonus

– PROCESSO CONSTRUTIVO DE UMA ANÁLISE NARRATIVA DISCURSIVA GRUPAL: PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

 

Professor Francisco Nilton Gomes Oliveira

2017 – Atual
As incorporações no ensino superior/principais tendências de variação nos momentos atuais
 

Descrição: Este estudo vislumbra discutir sobre os novos cenários e determinantes da educação Superior no Brasil. Os grandes grupos educacionais de Ensino Superior regem o modelo atual mercadológico, que incorporam pequenos grupos, criando no cenário atual da Educação Superior uma hegemonia no mercado educacional. Salientamos que os processos de autorização de uma Faculdade são onerosos, burocráticos e requerem tempo para sua implantação. Ao incorporarem outra IES não esbarram nas normativas mediante na portaria N. 40 do Ministério da Educação – MEC, que institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior. Outro viés a ser discutido é o fato das empresas educacionais que passam por uma crise financeira no mercado do ensino superior, em face às dívidas acumuladas, da legislação rigorosa do MEC e de recursos humanos ainda leigos sobre as questões da Gestão Universitária. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa social de cunho exploratório, tendo em vista que visa explorar a questão dos cenários e dos condicionantes da educação Superior no Brasil e, intenciona-se em produzir teorias que possam corroborar para a construção de novas teorias e ferramentas para os diversos autores, Instituições de Ensino Superior que, por ventura, se interessem na temática apresentada, bem como contribuir para o Ministério da Educação para análise situacional da Educação Superior no Brasil no que concerne o mercado empresarial. A estratégia metodológica consiste em um estudo de caso nas Empresas Educacionais de Ensino Superior.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

2017 – Atual
Implantação e Implementação da REDE GEU no PPGE da na Universidade Federal de Santa Maria- UFSM Pesquisa
 
Descrição: O GEU tem sua origem na pesquisa “Rediscutindo a questão de articulação entre graduação e pós-graduação” na UFRGS. As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação, preocupadas com o distanciamento existente entre pós-graduação e graduação decidiram realizar um estudo sobre o tema. As professoras Maria Estela Dal Pai Franco, Maria das Graças Feldens, Marília C. Morosini e Denise B. C. Leite do Programa de Pós-Graduação em Educação foram convidadas para realizar uma pesquisa para identificar as modalidades de articulação entre os cursos, as mediações existentes entre a ação docente e a administrativa e apresentar subsídios para a implementação de novas ações institucionais. No decorrer da pesquisa, a equipe ampliou-se com a incorporação das Professoras Clarissa E. Baeta Neves e Arabela C. Oliven do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Desde 1995, o GEU formou uma Rede de Grupos de Estudos e de Pesquisas, integrada pelo GEU (PPG Sociologia) e GEU/Edu/Ipesq (Inovação e Pesquisa/PPG Educação), ambos na UFRGS. Posteriormente, foram criados outros dois grupos, vinculados a Instituições de Ensino Superior localizadas no interior do estado do Rio Grande do Sul: GEU/UPF (Universidade de Passo Fundo) e GEU/UFPel (Universidade Federal de Pelotas). O GEU é hoje uma rede consolidada de estudos e de pesquisa, registrada no Diretório dos Grupos de Pesquisa/CNPq. A sua missão, realizada com sucesso, tem sido a de criar oportunidades para formação, para a reflexão, para a produção do saber, para a inovação, para a divulgação do conhecimento e para o aprimoramento das políticas voltadas ao ensino superior. Por isso, seu trabalho envolve a orientação de alunos de iniciação científica, de graduandos, mestrandos e doutorandos. O GEU também desenvolve pesquisas em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais e seus membros têm participação ativa em associações e eventos nacionais e internacionais. As pesquisas desenvolvidas pelo GEU, ao longo do tempo, têm contado com o apoio institucional da PROPESQ/UFRGS e de agências de fomento como CNPq, FAPERGS, CAPES, FULBRIGHT. A produção científica do GEU está amplamente divulgada em livros, periódicos e eventos nacionais e internacionais. A trajetória do GEU acompanha a dinâmica do campo da educação superior com toda sua complexidade e com todos os seus paradoxos, no Brasil, tanto quanto, no cenário internacional. Deste modo, o GEU se destaca pela expertise adquirida ao tratar deste campo de pesquisa, explorando e incorporando, constantemente, novos temas e objetos de estudo e pela sua capacidade de estimular o esforço de produção de conhecimento sobre o ensino superior, numa perspectiva interdisciplinar, interinstitucional e comparativa.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Francisco Nilton Gomes de Oliveira – Coordenador / Adriana Moreira da Rocha Veiga – Integrante.

O projeto de Extensão vinculado à Rede GEU está parado.

 

Professora Kayla Ximenes

– PACTO Programa de Apoio a Cuidadores da Terapia Ocupacional

 

Professora Tatiana Dimov

– Nome:  SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: RELAÇÕES ENTRE HIPERATIVIDADE E VULNERABILIDADE SOCIAL
– Local:  Santa Maria – RS
– Período:  março de 2018 a janeiro de 2019
– Estamira – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Vulnerabilidade Social
linha de pesquisa:  Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Vulnerabilidade Social