Ir para o conteúdo Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para o menu Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para a busca no site Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para o rodapé Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores



PROFESSORES

Ademar Michels

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), mestrado em Engenharia Mecânica – PROMEC/UFRGS (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professor Associado, aposentado, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor da Faculdade Horizontina (FAHOR).

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709046T4

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas de Fluxo, PCHs, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, energia, energia elétrica, energia renovável e biocombustível.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1642 

E-mail: ademarmichels@gmail.com

E-mail: michels@ct.ufsm.br

E-mail: michelsademar@fahor.com.br

Alexandre Aparecido Buenos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201236Z8

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Qualidade, atuando em empresa de projeto de carrocerias e ônibus (Setor Automotivo) e em empresa de movimentação e armazenagem de grãos (Setor Agrícola). Em suas atividades de pesquisa, trabalhou com medições de tensão empregando métodos não destrutivos (Ultrassom).

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1652

E-mail: alebuenos@gmail.com

Carlos Roberto Cauduro

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.   

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783133T6

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas: transdutor, extensômetro de resistência elétrica, análise de tensões, célula de carga, torquímetro e projeto mecânico.

 Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1643 

 E-mail: crcauduro@hotmail.com

 E-mail: crcauduro@gmail.com

Cesar Addis Valverde Salvador

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Trujillo – UNT (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2004), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2009) e Pós-Doutorado em Energias de Produção na Vale Soluções em Energia – VSE (2010). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Térmica, com ênfase em câmaras de combustão, motores foguete e turbinas a gás. Atualmente é Professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no curso de Engenharia Mecânica, Membro do Conselho da Editora UFSM e Coordenador Substituto no Curso de Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos (CEDEAP/UFSM).

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771572T4

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Térmica, com ênfase em câmaras de combustão, motores foguete e turbinas a gás, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrazinas, câmaras de combustão, modelos matemáticos, negro de fumo, motores foguete a propelente liquido e híbrido.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1648

E-mail: valverdesalvador@gmail.com

E-mail:  valverde@ufsm.br

Claudio Roberto Losekann

Claudio Roberto Losekann é Engenheiro Mecânico formado na UFSM em 1987. Obteve mestrado em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais na UFRGS em 1992 e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC em 1999. Fez especialização em Tecnologia de Vidros Avançados em 1996 pelo AIST-JICA (Japão), cujo trabalho experimental foi desenvolvido no Osaka National Reserch Institute. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM e membro do Colegiado do Curso de Especialização Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, modalidade a distância do sistema UFSM-UAB. Leciona as disciplinas de Elementos de Máquinas, Mecânica para Engenharia Mecânica e Conformação Mecânica II no curso de Engenharia Mecânica e Eficiência Energética nos Processos Produtivos no curso de Especialização Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos.

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799422Y6

Temas: As áreas de atuação são nos campos de Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Mecânica. Os principais trabalhos desenvolvidos nestas áreas foram: micelas reversas para obtenção de nanocristais, crescimento de cristais pela técnica Czochralski, fundição de ligas de alumínio e cobre, sinterização de materiais cerâmicos e metálicos, projetos de máquinas.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1648

E-mail: claudiolosekann@gmail.com

Flávio Dias Mayer

  

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Brasil, mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP-UFSM (2009) e mestrado em Engenharia de Processos pelo PPGEPro-UFSM (2010), Brasil. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Energia Renovável. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química, ministrando aulas nos cursos de Engenharia Química e no Curso de Especialização em Eficiência Energética, da Universidade Federal de Santa Maria.

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717795Z8

Temas: biomassa, avaliação de viabilidade econômica, produção de eletricidade com biomassa, destilação de etanol combustível.

Disciplinas que atua no CEDEAP: EAD1641.

E-mail:  flaviodmayer@yahoo.com.br

Geomar Machado Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

CVLattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700196Y0  

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: fuel cells, low frequency commutation e inverters.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1651

 E-mail: geomarmm@gmail.com

 E-mail: geomar@ufsm.br  

Giane de Campos Grigoletti

  

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM.  

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785720U5

Temas: Desenvolve pesquisa em Conforto Ambiental, Conforto Ambiental e Patrimônio Edificado, Desempenho Térmico, Visual e Acústico do Ambiente Construído, Eficiência Energética de Edificações e Estudos de Condicionantes e Definição de Diretrizes para o Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1647 e EAD1649

E-mail: ggrigoletti@gmail.com

Isis Portolan dos Santos

  

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Conforto Ambiental e Energia, onde trabalhou com a utilização da energia solar fotovoltaica junto à arquitetura, explorando os aspectos técnicos vinculados às necessidades estéticas e construtivas da arquitetura. Desde 2009 é professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS) onde atua nos cursos Técnico em Paisagismo, Especialização em Eficiência Energética em Processos Produtivos e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. 

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509944U3

Temas: Pesquisas em energia solar fotovoltaica em edificações com objetivos para a integração arquitetônica da tecnologia fotovoltaica. 

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1647 e EAD1649

E-mail: isisporto@gmail.com

Natanael Rodrigues Gomes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria(1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1996), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria(1988). Bolsista de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria.    

CV Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797690H7

Temas: Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Fuzzy Set Theory, Hidden Markov Models, Processamento de Imagens.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1648

E-mail: natanael@gmail.com

Ronaldo Hoffmann

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e graduação em Química Tecnológica pela mesma Universidade (1978). Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Engenharia Mecânica pela mesma Universidade (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Graduação em Engenharia Química e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, dos quais é ex Coordenador. É membro da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e da Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do Estado do RS (APEQ-RS), tendo sido Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-RS no ano 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química de Processos, com ênfase em Energia da Biomassa e Tratamento e Aproveitamento de Rejeitos.        

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783142H3

Temas: energia e desenvolvimento, energia renovável (casca de arroz, álcool combustível e biodigestão) e processos com sustentabilidade. Atuou, ainda, nos temas Planejamento Municipal Sustentável com variáveis energética e ambiental.

Disciplinas em que atua no CEDEAP: EAD1642

  E-mail: hoffmann@ufsm.br

COLABORADORES


José Abílio Lima de Freitas

O professor Abílio, natural de Santa Maria. Formado em Engenharia Elétrica pela UFSM, graduado em Formação Pedagógica – Licenciatura Plena em Ensino Profissionalizante pela UNISC, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSM e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Trabalhou vários anos em empresas de projetos e construção de redes elétricas (Distribuição) e telefônicas, adquirindo boa experiência na gestão de equipes de trabalho e no acompanhamento e execução de projetos. No CTISM (UFSM), ministra as disciplinas de Instalação e Manutenção Elétrica, Projetos Elétricos e Gerenciamento de riscos. Atua também como Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, é membro do Núcleo de Ensino a Distância e participa de projetos de extensão ministrando cursos de capacitação para eletricistas da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, nas áreas de Eletricidade e de Segurança do Trabalho.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4646699372091590

FUNÇÃO: Professor colaborador.

E-mail: abilio@ctism.ufsm.br

 


Cezar Augusto Beltrame

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria ( 1997 ), Especialização em Gestão Empresarial Estratégica em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas ( 2005 ), Mestrado em Engenharia de Alimentos ( 2009 ) e Doutorado em Engenharia de Alimentos ( 2014 ) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Atuou na iniciativa Privada por 18 anos tendo experiências com Gestão da Qualidade e Ambiental, Programas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Gestão de Produção e Produtividade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos e Gestão da Qualidade e Ambiental.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5680739774601650

Função: Professor colaborador.

E-mail:cezarbeltrame@gmail.com

 


Cristiano José Scheuer

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (área de concentração: Manufatura; Linha de Pesquisa: Engenharia de Materiais e Fabricação). É Professor Adjunto do Colégio Técnico Industrial (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, ministrando disciplinas nas áreas de processos de fabricação e ciência dos materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Processamento de Materiais por Plasma e Engenharia de Superfície, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamentos termoquímicos assistidos por plasma, tribologia e corrosão.

 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3758860836699578

FUNÇÃO: Professor colaborador.

E-mail: cristiano.scheuer@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-707-250

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes