Ir para o conteúdo Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para o menu Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para a busca no site Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD Ir para o rodapé Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos - EaD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

3º SEMINÁRIO TEMÁTICO DO CEDEAP



Programação

Dia 07/11 Sexta-feira

19 horas “Planejamento Energético com Foco na Eficiência Energética” –  Prof. Dr. Gilberto de Martino Jannuzzi, FEM / UNICAMP.

O Prof. Gilberto Jannuzzi possui doutorado em Energy Studies pela University of Cambridge, Reino Unido (1983). Atualmente é professor titular em Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador 1 D do CNPq. Realizou estudos de pós-doutorado e estadias de ensino e pesquisa na Universidade da Califórnia-Berleley, Lawrence Berkley Laboratory, École de Mines-Nantes, Universidad de Zaragoza, entre outros. É Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública que congrega especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento, políticas para desenvolvimento de C&T em energia, planejamento energético, mudanças climáticas e energia renovável. É membro da Coordenação do Programa de Mudanças Climáticas Globais da FAPESP e coordenador-científico da Rede de Lideres Regionais de Fontes Renováveis e Eficiência Energética (http://redeer.aston.fapesp.br).

20 h 30 min “Visão Geral do Programa Veículo Elétrico de Itaipu” – Marcio Massakiti Kubo, Eng. Eletricista, M.Sc. e Coordenador de P&D – Programa VE ITAIPU BINACIONAL

Marcio Massakiti kubo é Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente Coordenador de P&D da Itaipu Binacional.O Projeto VE consiste no desenvolvimento e pesquisa de veículos movidos a energia elétrica. A iniciativa tem como parceiros a Itaipu Binacional, a Kraftwerke Oberhasli (KWO), controladora de hidrelétricas suiças, e a montadora Fiat, além de empresas de tecnologia, concessionárias de energia elŕetica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça. No campo acadêmico, o projeto possibilita o intercâmbio de informações e conhecimentos entre institutos de pesquisa e universidades brasileiras, paraguais e européias, que agem como catalisadores para o desenvolvimento desta nova tecnologia. Além disso, o projeto VE proporciona a capacitaçaõ de profissionais e geração de empregos e renda. O VE tem como principal objetivo desenvolver um protótipo de veículos movido exclusivamente a eleticidade, bem como tornar sua utilização viável dos pontos de vista técnico, econômico e ambiental.

21 h 30 min “Perfil de consumo energético do ramo varejista farmacêutico” – Acad. Vinicius Silveira, Enga. Elétrica / UFSM.

Vinicius Silveira graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, seu trabalho foi desenvolvido realizando uma amostragem do ramo farmacêutico de Santa Maria com os objetivos de levantar os principais fatores de desperdício no comércio farmacêutico, identificar sua representatividade na redução do consumo, estimar o potencial de eficientização energética nos estabelecimentos, estimar o impacto da eficientização no consumo total de energia elétrica.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-707-376

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes