Ir para o conteúdo Mídias na Educação - EaD Ir para o menu Mídias na Educação - EaD Ir para a busca no site Mídias na Educação - EaD Ir para o rodapé Mídias na Educação - EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Passos Para Defesa do TCC

1. PROCEDIMENTOS DA DEFESA DO TCC

1.1. Procedimentos de responsabilidade do aluno
1.1.1. A defesa do artigo pelo aluno deve ser feita de forma presencial, sendo que a mesma ocorrerá no Polo de Apoio Presencial onde o aluno se matriculou.
1.1.2. No ato de apresentação do artigo, o discente deverá assinar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO de disponibilização do TCC em bibliotecas digitais, ou outros instrumentos de distribuição pública de conteúdos.
1.1.3. O termo de AUTORIZAÇÃO deve ser conferido, e assinado pelo aluno, exceto o campo referente aos dados complementares (nome e CPF dos membros da banca) que serão preenchidos, posteriormente, pela secretaria do curso.

1.2. Procedimentos de responsabilidade do presidente da banca de defesa
1.2.1. Cabe ao professor Presidente da Banca Examinadora (orientador do artigo), a entrega das portarias de defesa do TCC a cada um dos membros constituintes da banca e o preenchimento da Ata de defesa após a deliberação da banca. Tais documentos serão entregues previamente ao professor Presidente pela coordenação do curso.
1.2.2. O preenchimento e a entrega da ata à coordenação de curso são atos de responsabilidade do professor orientador e imprescindíveis para o encaminhamento pela coordenação ao DERCA, junto aos demais documentos do processo, da autorização para a emissão do diploma.
1.2.3. É de responsabilidade do Presidente da Banca Examinadora orientar aos demais quanto ao cumprimento, na defesa do TCC, da seguinte cronometragem *:

  • Até 5 minutos para o Presidente da banca instaurar o processo e abrir os trabalhos.
  • Até 20 minutos para apresentação do discente;
  • Até 15 minutos para considerações dos membros da banca;
  • Até 5 minutos para resposta do candidato às indagações ou apontamentos da banca;
  • Até 5 minutos para as considerações finais do Orientador.
  • Até 10 minutos para deliberação interna da banca.
  • O Presidente da Banca emite o parecer de forma verbal (Aprovado ou Reprovado) para o Discente e encerra os trabalhos.

* A regulamentação institucional indica um tempo máximo para as defesas (de mestrado e doutorado), de até 50 minutos. No entanto, pondera-se que no caso de artigo científico, o tempo máximo de 50 minutos é desproporcionalmente maior ao necessário. A normatização proposta com os tempos estipulados para a dinâmica de apresentação, tem por objetivo determinar e regular o procedimento, haja vista a necessidade de controle para a organização da logística das defesas, que pelo número de alunos e pelas distancias físicas, deve ser minuciosa. Em caso de discordância desse procedimento, encaminhar justificativa para a coordenação do curso.
1.2.4. É de responsabilidade do Presidente da Banca Examinadora, no preenchimento da Ata de defesa, a observância a que o parecer da banca se resuma a duas possibilidades: Aprovado ou Reprovado. Ademais, deve o Presidente fazer constar em ata a indicação de um prazo para que o discente efetue as correções que porventura forem sugeridas pela banca examinadora.

2. PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA DO TCC

2.1. Procedimentos de responsabilidade do aluno
2.1.1. É ato obrigatório, de responsabilidade do aluno, a entrega para a coordenação do curso de 1(UMA) cópia física(impressa) e uma em arquivo digital, no formato PDF gravado em mídia física (CD ou DVD), da versão final do trabalho, acatadas todas as considerações da banca de avaliação, e revisadas pelo professor Presidente da Banca, também será necessário uma autorização para liberação do trabalho On-line pela “biblioteca central”, mencionado no item “1.1.2”.
O encaminhamento do processo ao DERCA, para emissão do diploma, só se efetivará após a referida entrega.
Obs. Na entrega da versão final, a cópia impressa NÃO PODE SER ENCADERNADA.
2.1.2. A entrega da versão final do artigo, tal como trata o item 2.1.1., deve obedecer ao prazo dado pela banca examinadora no dia da defesa, contanto em caso de envio pelo correio, a data de postagem, sendo no máximo, 30 (trinta) dias após a defesa.
Obs. A versão final do material (após o OK do orientador) deverá ser entregue PRIORITAMENTE no POLO DE DEFESA, ou na UFSM, no “endereço abaixo”, sempre atendendo aos prazos determinados pela banca.
2.1.3.Certificado: a emissão ocorrerá em um prazo “MÍNIMO” de 30 dias.
2.1.4. Em caso de envio pelo “correio”, as cópias do artigo devem ser remetidas para:

Universidade Federal de Santa Maria
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Centro de Tecnologia
A/C Prof. Gédson Mário Borges Dal Forno
Avenida Roraima, nº 1000
Cidade Universitária – Bairro Camobi
Santa Maria – RS CEP: 97105-900