Ir para o conteúdo PPGAAA Ir para o menu PPGAAA Ir para a busca no site PPGAAA Ir para o rodapé PPGAAA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Pesquisa: Reação de genótipos de soja à associação de mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) e Meloidogyne spp.



Mestranda: Vanessa Graciela Kirsch

Orientadora: Stela Maris Kulczynski

f1v

Figura 01:  Coleta de raízes infectadas com nematóides do gênero Meloidogyne spp.

           A ocorrência de doenças durante o ciclo das culturas representa um dos principais gargalos de perdas da produção, sendo assim de suma importância o conhecimento do patógeno e dos métodos de controle disponíveis. Os danos causados por nematoides às culturas, principalmente se tratando de nematóides do gênero Meloidogyne, conhecidos como formadores de galhas, tem sido evidenciado nos últimos anos pela agressividade com que são capazes de atacar as plantas, pela sua grande capacidade de adaptação aos diferentes ambientes, por sua alta taxa de reprodução e também por seu difícil controle. Outra doença capaz de causar grande redução na produtividade é o mofo-branco, o qual, da mesma forma que os nematóides, apresenta grande gama de hospedeiros e difícil controle devido a formação de estruturas de resistência capazes de manter o inóculo viável por vários anos. O comportamento destes patógenos é conhecido em se tratando da ocorrência dos mesmos isolados, porém, não se conhece a reação dos patógenos e da própria planta á associação de ambos nos cultivos.

            Sendo assim, o projeto visa coletar e analisar amostras de Meloidogyne spp. de diferentes áreas, tanto para verificar e quantificar a ocorrência na região, como para obtenção de isolados, que serão utilizados posteriormente nos testes de cultivares, tanto isolados como em associação com o fungo causador do mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum). 

Por ocasião das coletas, são realizados esclarecimentos sobre os nematóides, bem como trocas de ideias pertinentes ao controle e manejo que já são utilizados nas propriedades, bem como o que poderia ser melhorado, externando conhecimentos obtidos com a pesquisa. 

f2v

Figura 02: Coleta de solo infectado com nematóides do gênero Meloidogyne spp.

 

 f3v

Figura 03: Planta de soja com desenvolvimento normal, e planta com sistema radicular afetado por nematóides.

 

 

 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-568-269

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes