Ir para o conteúdo PPGAAA Ir para o menu PPGAAA Ir para a busca no site PPGAAA Ir para o rodapé PPGAAA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de pesquisa: Avaliação da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de forrageiras produzidas no Rio Grande do Sul



Orientadora: Stela Maris Kulczynski.

Mestranda: Márcia Gabriel

F0 - m

      Figura 01: Semente de aveia preta (Avena strigosa)

            Sementes de forrageiras são destinadas à produção de adubação verde e formação de pastagens. Assim, o sucesso no estabelecimento de novas áreas de pastagens depende de satisfatória produção de sementes com alta qualidade física, fisiológica e sanitária. Um dos problemas que envolvem a formação de pastagens no Brasil é a variação apresentada na qualidade das sementes de espécies forrageiras existentes no comércio.

A carência de demanda por sementes de alta qualidade, a inexistência de sementes básicas e a reduzida adoção tecnológica para produção, resultaram em um comércio caracterizado por sementes de baixa pureza física e varietal, baixa viabilidade e alta contaminação, dificultando à implantação de lavoura, aumentando riscos e custos. 

 

Devido à escassez de informações específicas e visando um maior conhecimento sobre a qualidade dos lotes de sementes a serem utilizados na implantação das pastagens, este estudo objetiva avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de sementes certificadas de aveia preta (Avena strigosa), Azevém (Lolium multiflorum (L.), Milheto (Pennisetum glaucum) e Capim-sudão (Sorghum sudanense), produzidas no Rio Grande do Sul. O projeto será realizado no Laboratório de Produção e Tecnologia de Sementes, onde serão executados os testes de germinação e vigor (Brasil, 2009) e no Laboratório de Fitopatologia para avaliar a sanidade das sementes quando a incidência de fungos e nematoides.

f1 - m

Figura 02:  Lavoura e sementes de Sorgo (Sorghum sudanense)

f2 - m

 Figura 03: Lavoura e sementes de Milheto (Pennisetum glaucum L.)  

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-568-265

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes