Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para discentes do curso

O Plano de Estudos deve ser preenchido pelo discente até o final do seu primeiro semestre letivo no curso. O Preenchimento ocorre no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos: Tutorial.

Para Encaminhar o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de disciplina, o(a) discente deve:

  • Preencherformulário e anexar ao PEN-SIE no tipo Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG.                              Formulário: Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas
  • Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (exemplo: histórico escolar);
  • Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.

O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará o pedido. Após a reunião do colegiado, a Secretaria informará o discente se a solicitação foi aprovada.

Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação, para que seja incluída no histórico do(a) discente.

Para encaminhar o Requerimento de comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira, o(a) discente deve:

  • Preencherformulário e anexar ao PEN-SIE no tipo Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG.                              Formulário: Requerimento de comprovação do teste de suficiência em língua estrangeira
  • Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (Exemplo: certificado do teste com nota);
  • Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.

O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará o pedido. Após a reunião do colegiado, a Secretaria informará o discente se a solicitação foi aprovada.

Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação , para que seja incluída no histórico do(a) discente.

Para Encaminhar o Plano de Docência orientada:

  • O(a) discente deve abrir um PEN no tipo Processo de docência orientada, anexar e assinar o plano de docência orientada. Após encaminhar para a Divisão de Protocolo, com o seguinte despacho “Solicito encaminhamento do processo ao(a) professor(a) (nome do professor orientador)”.  
    Formulário: Plano de Docência Orientada
  • O orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
  • O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0)
  • O plano será encaminhado para análise e homologação do colegiado do programa.
  • Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina.

Para solicitar a Defesa da Dissertação o(a) discente deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”.

Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT: Tutorial.

Importante: é necessário  que a solicitação de Defesa da Dissertação seja realizada com pelo menos vinte dias antes da data de defesa.

O Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação pode ser aberto  pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Para abrir o processo: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

O discente abre o PEN anexando o formulário do requerimento de prorrogação (e demais documentos, se houver), tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado.

Formulário: Requerimento de prorrogação do prazo de defesa

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o(a) discente deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Uma cópia da Dissertação, em capa dura, cor azul, contendo a ficha catalográfica e a assinatura dos membros da Comissão Examinadora; 
  • Um CD com o arquivo da Dissertação em formato PDF;
  • Um artigo científico, com o respectivo comprovante de submissão do periódico ao qual foi submetido, tendo o mestrando e o orientador como autores;
  • Duas vias do Termo de Autorização para Disponibilização on-line da dissertação (com o título corrigido quando for o caso) – a secretaria envia o termo por e-mail ao discente, próximo à data da defesa.