Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CAPES aprova o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) na UFSM Campus de Palmeira das Missões



8

 

O desenvolvimento recente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mostra significativa evolução nos distintos campos da ciência, através das ações de ensino, pesquisa e extensão. A criação do Campus de Palmeira das Missões e a consequente abertura de cursos de graduação nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Agrárias resultou em natural aglomeração de pesquisadores e formação de grupos de pesquisas aptos ao exercício da ciência nos campos do desenvolvimento regional e dos agronegócios.

Neste contexto, as discussões sobre a criação de um Programa de Pós-Graduação, em nível Stricto Sensu, sempre estiveram presentes em conversas informais e o processo de amadurecimento de uma Apresentação de Proposta de Curso Novo (APCN) para a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) passou a acontecer de forma natural.

Em consonância com este direcionamento e buscando implantar as atividades de Pós-Graduação Stricto Sensu no Campus de Palmeira das Missões, um grupo professores com pesquisa e produção científica diretamente relacionada aos agronegócios elaborou um projeto de Pós-Graduação em Agronegócios, o qual foi aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 7 a 11 de dezembro de 2015.

O novo curso de Mestrado Acadêmico está estruturado a partir de uma área de concentração, “Desenvolvimento e Sustentabilidade nos Agronegócios”, e duas linhas de pesquisa: “Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios” e “Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial”.

Serão ofertadas 18 vagas e a seleção, com início das inscrições previsto para o mês de maio/2016, será regida pelo Edital Pleno da Pós-Graduação publicado semestralmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

A aprovação do PPGAGR é um marco histórico para a UFSM, pois se trata do primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Campus de Palmeira das Missões. Também é o primeiro Mestrado Acadêmico em Agronegócios que entra em funcionamento no interior do Estado do Rio Grande do Sul e um dos poucos existentes no Brasil. Se constitui como espaço promissor para o exercício da ciência através de abordagens interdisciplinares que contemplem as questões relacionadas às distintas cadeias produtivas dos agronegócios e suas vinculações com o processo de desenvolvimento regional.

A comunidade acadêmica do Campus de Palmeira das Missões e região está comemorando o êxito obtido e o Prof. Dr. Nilson Luiz Costa, Coordenador da proposta encaminhada para o MEC e do PPGAGR, destaca alguns elementos que foram essenciais para aprovar um novo Programa de Pós-Graduação em um período marcado por restrições orçamentárias: a) o apoio recebido pela direção do Campus e da UFSM/PRPGP; b) a qualidade da proposta e a importância do agronegócio para a socioeconomia brasileira, e c) o engajamento, motivação e qualificação de todos os docentes envolvidos diretamente na proposta: Prof. Dr. Adriano Lago, Prof. Dr. Antonio Joreci Flores, Prof. Dr. Dilamar Dallemole, Prof. Dr. Elson Martins Coelho, Prof.ª Dr.ª Ione Maria Pereira Haygert-Velho, Prof. Dr. João Pedro Velho, Prof.ª Dr.ª Juliana Sarubbi, Prof.ª Dr.ª Luciana Fagundes Christofari, Prof. Dr. Olívio Alberto Teixeira, Prof.ª Dr.ª Paloma de Mattos Fagundes, Prof. Dr. Paulo Sergio Gois Almeida, Prof. Dr. Rafael Lazzari, Prof.ª Dr.ª Rosani Marisa Spanevello, Prof.ª Dr.ª Sibele Vasconcelos de Oliveira e Prof.ª Dr.ª Tanice Andreatta. 

 

Corpo Docente do PPGAGR

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-238

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes