Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Viagem de Estudos Sobre Bovinocultura de Corte e Leite



Reportagem elaborada por Letícia Ferrari Rodrigues

Participaram da viagem de estudos, nos dias 05 e 06 de abril de 2018, acadêmicos do Curso de Zootecnia, do Mestrado em Agronegócios e integrantes do grupo de pesquisa INOVAZOOT com os professores Ione Maria Pereira Haygert-Velho e João Pedro Velho da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, juntamente com os professores Marcos André Piuco e Diogo Lorini da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato.
No dia 05 de abril de 2018, a Fazenda Mãe Rainha, localizada no distrito de Coxilha Rica em Lages – SC, recebeu a primeira visita de instituições de ensino para apresentarem sobre o processo de seleção dos animais das raças Hereford e Braford. Na visita o proprietário Edson Colombo mostrou a preservação da pastagem nativa do Bioma Mata Atlântica e como é possível manejar o rebanho para atingir 87% de índice de prenhez. Porém, parte das pastagens da fazenda é melhorada por sobressemeadura com dactylis, trevo branco e azevém; outra parte, inclusive com aplicação de calcário, para melhorar o crescimento das pastagens e aumentar os índices zootécnicos. A seleção dos touros das raças Hereford e Braford é realizada ao longo do desenvolvimento dos animais pelo Med. Vet. Diego Kassali da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Para produção de touros, parte das fêmeas são inseminadas e também utilizam transferência de embriões como parte do programa de melhoramento genético.

foto1

Foto 1. Vacas de cria das raças Hereford e Braford da Fazenda Mãe Rainha. Foto: Ione Maria Pereira Haygert-Velho

 

foto2

Foto 2. Vacas de cria das raças Hereford e Braford da Fazenda Mãe Rainha. Foto: Ione Maria Pereira Haygert-Velho

 

foto3

Foto 3. Touros das raças Hereford e Braford da Fazenda Mãe Rainha. Foto: Ione Maria Pereira Haygert-Velho

 

No dia 06 de abril de 2018 as atividades continuaram na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cuja visita ao Laboratório de Bovinocultura de Leite foi conduzida pelo Prof. Dr. André Thaler Neto e sua equipe, comentando sobre o rebanho leiteiro da UDESC – Lages que é constituído por vacas das raças Holandês e cruzas Jersey-Holandês que são muito dóceis. Posteriormente, o Prof. André apresentou as linhas de pesquisa que desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, principalmente sobre a produção de composição do leite.

foto4

Foto 4. Prof. André Thaler Neto da UDESC – Lages apresentando o rebanho leiteiro. Foto: Catia Letícia Corrêa Schneider

 

foto5

 Foto 5. Prof. André Thaler Neto da UDESC – Lages apresentando o rebanho leiteiro. Foto: Silvano Filipi

 No retorno, também visitaram a RAR/RASIP em Vacaria – RS. O Mestre Queijeiro comentou sobre as exigências da empresa quanto à qualidade do leite em relação ao estado sanitário do rebanho, bem como, da baixa quantidade de contagem bacteriana total e contagem de células somáticas para produção de queijo tipo Grana do Brasil.

foto6

Foto 6. Visita à RAR/RASIP. Foto: Silvano Filipin

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-408

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes