Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Embate geopolítico EUA X China é pauta da mais recente edição do Boletim Analítico do Mercado da Soja



edição Mar-Jun/2019 do Boletim Analítico do Mercado da soja tem o objetivo de apresentar a conjuntura global do mercado da soja e analisar os seus reflexos nos níveis de preços verificados em Chicago e no mercado físico brasileiro. Entre os principais resultados, destacam-se que:

  1. A evolução das questões que envolvem o conflito comercial estabelecido entre Estados Unidos e China parecem ser motivados por razões mais profundas do que os desequilíbrios na balança comercial dos EUA. Trata-se de uma dimensão de um embate geopolítico mais amplo. Isto permite concluir que o mercado da soja tende a continuar sendo impactado por esta questão. Apesar de ser importante, as exportações estadunidenses de soja são residuais neste embate e o agronegócio brasileiro é estratégico para contribuir com a segurança alimentar na China. Por isso, o Brasil tende a continuar sendo um importante parceiro comercial da China, independentemente dos aspectos da relação do país asiático com o norte-americano.
  2. Em Chicago, os futuros de soja seguem impactados pelas divergências comerciais entre EUA e China, que ainda impõe uma forte resistência. Neste contexto, mesmo com expectativas de uma safra nova menor nos EUA, a análise técnica mostra que a elevação nos preços dos futuros de soja na CBOT-CMEGroup parece ter um teto bem definido.
  3. Neste momento, as alterações na taxa de câmbio no Brasil estão associadas ao ambiente de reformas econômicas, principalmente. Neste momento, as pressões de alta no dólar foram dissipadas pelas expectativas de aprovação na reforma da previdência e isto pode contribuir para amenizar o impacto de uma parte do movimento altista de Chicago, dados pelas condições climáticas na região de produção dos EUA.
  4. Conforme previsto no último Boletim, as expectativas de termos um 2019 com forte procura de soja no mercado interno ganham força. Também ganha força o processo de priorização chinesa pela soja sul-americana. Estes são elementos de otimismo para o produtor rural em relação aos preços da soja.
  5. Apesar das boas expectativas, o comportamento futuro do preço não é uma certeza, é o prognóstico de uma realidade provável. Certeza é a importância de adotar boas práticas de gestão da produção e gestão da comercialização (estratégias de gerenciamento de risco), principalmente em momentos de elevação nos custos de produção.

Palmeira das Missões/RS-Brasil, 14 de junho de 2019.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-693

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes