Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do PPG em Agronegócios participa lançamento de livro



O livro intitulado “Linhaça: Perspectiva de Produção e Usos na Alimentação Humana e Animal”, é resultado de trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa denominado Cadeia Produtiva da Linhaça” (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/592086), criado em 2020, com três linhas de pesquisa, objetivando estudar a cadeia produtiva da linhaça, estimular a produção e utilizá-la na alimentação humana e animal, de modo que a população humana (sociedade) possa usufruir dos benefícios nutricionais, além da geração de divisas.

Um dos líderes deste Grupo de Pesquisa, é o Prof. Dr. João Pedro Velho, sendo integrado por Pesquisadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil vinculados à diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, a saber: Universidade Federal de Santa Maria, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Centro Universitário IDEAU, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal de Santa Catarina.

A obra trata sobre a linhaça (Linum usitatissimum L.), que é um alimento de origem vegetal rico em ácidos graxos do tipo ômega-3, com quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos. A maior parte da produção de linhaça é destinada às indústrias de óleo, além de ser de uso alimentar humano e animal, medicinal, cosmético ou como fibra, principalmente em indústrias têxteis. Considerando as vantagens da utilização do grão de linhaça na alimentação humana, bem como na dieta dos animais domésticos de modo a aumentar a quantidade de alimentos ofertados para alimentação humana com propriedades biofuncionais relatadas nos artigos científicos, e a disponibilidade de recursos físicos no Brasil (áreas agricultáveis).

A obra completa pode ser acessada no seguinte endereço, de maneira totalmente gratuita: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4169

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1010

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes