Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Automação e Integração Lavoura-Pecuária: alunos do PPGAGR fazem visitação



Na última semana, alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Agronegócios estiveram em Boa Vista das Missões/RS, na propriedade do agropecuarista Ari Agustinho Busanello. O objetivo da visita foi conhecer o sistema de integração lavoura-pecuária realizado no local, bem como vivenciar aspectos práticos da cadeia produtiva do leite.

A bovinocultura de leite e a produção de grãos são as principais atividades da família Busanello. O uso otimizado do sistema integrado entre lavoura-pecuária é um dos destaques da propriedade, mas além disso, a valorização do conhecimento técnico científico e o manejo automatizado das vacas também chamam a atenção. Desde 2017, a família investiu em Compost Barn, um estábulo fechado com cama de serragem em compostagem, e em ordenha robotizada que faz parte do processo de alimentação, ordenha e monitoramento da atividade diária das vacas.

Com a otimização de recursos entre lavoura-pecuária, em que a maioria dos alimentos oferecidos aos animais são produzidos na própria fazenda, e com o auxílio da inteligência artificial, a família reduziu custos em mão de obra e aumentou cerca de 10 a 15% sua média de captação leiteira. Com aproximadamente 60 animais em lactação, o sistema robotizado permite autonomia para os animais que são ordenhados sem interferência humana. As vacas recebem dietas e ordenhas personalizadas, de acordo com o ciclo produtivo ou necessidade nutricional de cada animal. Enquanto o robô ordenha, ele identifica o animal e busca no sistema (gerenciado pelos produtores) a quantidade de concentrado e minerais recomendada.

De acordo com Ari Busanello, a adesão do robô também permitiu com que seu filho participasse mais da propriedade e retornasse para o campo. Marcos Busanello, Zootecnista formado na UFSM – Campus Palmeira das Missões, Mestre e Doutor pela USP, comenta: “Mesmo quando eu não estava em casa, o sistema permitiu com que eu auxiliasse remotamente na produção. Hoje, também com o conhecimento acadêmico adquirido, consigo auxiliar na tomada de decisões, gerar dados e monitorar de forma mais assertiva”.

    

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1420

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes