Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instruções alunos

O Plano de estudos é um documento que consta o que o aluno realizará/realizou durante o Programa de Pós-Graduação (PPG), e o mesmo deverá estar alinhado ao Histórico Escolar e o Trabalho final do Curso (EDT).

 

Conforme o Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação (clique aqui para acessar o regimento) é responsabilidade do discente a abertura, online, do plano de estudo, bem como eventuais atualizações. O plano de estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo PPG antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso.

 

 

O Plano de Estudos deverá ser elaborado no Portal do Aluno na aba Pós-graduação (clique aqui para acessar o portal do aluno).

 

Tutorial de preenchimento de Plano de estudos online: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/518/2019/04/TUTORIAL-PLANO-DE-ESTUDOS.pdf

 

Informações importantes:

 

 

Para abrir o processo de solicitação de defesa de EDT (ao final do curso), é necessário que o aluno esteja com seu plano de estudos devidamente cumprido. Esta é uma responsabilidade de todo aluno de pós-graduação. Além disso, é importante que o aluno saiba que, uma vez aberto o processo de defesa de EDT, não é mais permitido alterar o plano de estudos.

 

 

 

Conforme consta no Art. 70 do Regimento da Pós-Graduação (clique aqui para acessar o regimento) é responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à defesa de dissertação sugerindo a composição da banca examinadora e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, cujas informações podem ser obtidas junto à secretaria do PPGAGR.

 

 

Conforme consta no Art. 52. do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento), o aluno terá um prazo para a conclusão do curso (disciplinas e dissertação), a partir da primeira matrícula, de até 24 (vinte e quatro) meses, com uma única prorrogação, sem direito a bolsa, de até 06 (seis) meses, em caráter excepcional, a critério do Colegiado.

 

 

Tutorial para solicitação de defesa de dissertação: http://prpgp.ufsm.br/images/pro-reitoria/HOME/TUTORIAL.pdf

 

 

Pendências que impedem a abertura do processo de defesa:

 

 

  • Discentes que possuem alteração de Plano de Estudos em aberto sem homologação da Coordenação;

  • Discrepâncias entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos (falta de disciplinas); e

  • Multa em Biblioteca

Conforme consta no Art. 35 do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento): “os alunos brasileiros deverão comprovar proficiência em Língua Inglesa até 20 (vinte) meses após o ingresso no programa”.

 

A solicitação de comprovação de língua estrangeira deverá ser feita via PEN-SIE, conforme o tutorial.

 

Tutorial de como realizar a solicitação de comprovação de língua estrangeira (clique aqui)

Requerimento de comprovação de suficiência em língua estrangeira (clique aqui)

Conforme o parágrafo 1º do Art. 50 do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento): “os créditos obtidos como discente especial na Instituição ou em outras instituições de ensino superior poderão ser validados, a critério do colegiado e respeitando o estabelecido no Parágrafo único do Art. 51 deste Regulamento”.

 

 

A solicitação de aproveitamento ou dispensa de disciplina deverá ser feita via PEN-SIE, conforme tutorial.

 

 

Tutorial de como realizar a aproveitamento ou dispensa de disciplinas (clique aqui).

Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplina (clique aqui).

O período de matrícula extracurricular para estudantes da UFSM é definido no calendário acadêmico da instituição, publicado semestralmente, deste modo, alunos que desejam matricular-se em disciplinas ofertadas por outro curso devem encaminhar por e-mail à coordenação do PPGAGR o requerimento de matrícula extracurricular preenchido e assinado.

 

Requerimento de matrícula extracurricular (clique aqui)

 

Ressalta-se que a avaliação dos pedidos, conforme calendário acadêmico, é realizada após a matrícula dos alunos regulares.

A assinatura eletrônica tem a finalidade de comprovar a autoria e a integridade dos documentos em forma eletrônica. Todos os alunos que irão interagir no sistema PEN-SIE precisam ter a assinatura eletrônica cadastrada. 

Para acessar o tutorial do Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, clique aqui.