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Instruções alunos

A assinatura eletrônica tem a finalidade de comprovar a autoria e a integridade dos documentos em forma eletrônica. Todos os alunos que irão interagir no sistema PEN-SIE precisam ter a assinatura eletrônica cadastrada. 

Para acessar o tutorial do Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, clique aqui.

O Plano de estudos é um documento que consta o que o aluno realizará/realizou durante o Programa de Pós-Graduação (PPG), e o mesmo deverá estar alinhado ao Histórico Escolar e o Trabalho final do Curso (EDT).

 

Conforme o Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação (clique aqui para acessar o regimento) é responsabilidade do discente a abertura, online, do plano de estudo, bem como eventuais atualizações. O plano de estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo PPG antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso.

 

 

O Plano de Estudos deverá ser elaborado no Portal do Aluno na aba Pós-graduação (clique aqui para acessar o portal do aluno).

 

Tutorial de preenchimento de Plano de estudos online: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/518/2019/04/TUTORIAL-PLANO-DE-ESTUDOS.pdf

 

Informações importantes:

 

 

Para abrir o processo de solicitação de defesa de EDT (ao final do curso), é necessário que o aluno esteja com seu plano de estudos devidamente cumprido. Esta é uma responsabilidade de todo aluno de pós-graduação. Além disso, é importante que o aluno saiba que, uma vez aberto o processo de defesa de EDT, não é mais permitido alterar o plano de estudos.

 

 

 

Conforme consta no Art. 35 do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento): “os alunos brasileiros deverão comprovar proficiência em Língua Inglesa até 20 (vinte) meses após o ingresso no programa”.

 

A solicitação de comprovação de língua estrangeira deverá ser feita via PEN-SIE, conforme o tutorial.

 

Tutorial de como realizar a solicitação de comprovação de língua estrangeira (clique aqui)

Requerimento de comprovação de suficiência em língua estrangeira (clique aqui)

Conforme o parágrafo 1º do Art. 50 do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento): “os créditos obtidos como discente especial na Instituição ou em outras instituições de ensino superior poderão ser validados, a critério do colegiado e respeitando o estabelecido no Parágrafo único do Art. 51 deste Regulamento”.

 

 

A solicitação de aproveitamento ou dispensa de disciplina deverá ser feita via PEN-SIE, conforme tutorial.

 

 

Tutorial de como realizar a aproveitamento ou dispensa de disciplinas (clique aqui).

Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplina (clique aqui).

O período de matrícula extracurricular para estudantes da UFSM é definido no calendário acadêmico da instituição, publicado semestralmente, deste modo, alunos que desejam matricular-se em disciplinas ofertadas por outro curso devem encaminhar por e-mail à coordenação do PPGAGR o requerimento de matrícula extracurricular preenchido e assinado.

 

Requerimento de matrícula extracurricular (clique aqui)

 

Ressalta-se que a avaliação dos pedidos, conforme calendário acadêmico, é realizada após a matrícula dos alunos regulares.

Conforme o Regimento da PRPGP:

“Art. 42 O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.

§ 1o Os discentes de cursos de Mestrado poderão totalizar até dois créditos e os discentes de cursos de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina, para integralização curricular.

§ 2o Para os efeitos deste regimento, serão consideradas atividades de ensino:

I – ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;

II – auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-classe aos discentes;

III – participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; e

IV – aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.

§ 3o Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.

§ 4o As atividades de ensino desenvolvidas pelo discente de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada, devem ser desenvolvidas sob a supervisão do professor responsável pela disciplina ou por outro professor de carreira do magistério superior, designado pelo departamento de ensino no qual a disciplina está vinculada.”

Passos para abertura do Processo de Docência Orientada:

  1. Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica, caso não tenha é só acessar o link e seguir as instruções: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf

  2. Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de “Solicitação de Docência Orientada” no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html

  3. O “Tipo documental” do processo é “Processo de docência orientada (134.31)”.

  4. No campo interessado e autores, vocês devem encontrar o nome de vocês com a respectiva matrícula do Programa de Pós-Graduação;

  5. O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar;

  6. Posteriormente, o aluno deve anexar ao processo:

    a) Requerimento de docência orientada no tipo de documento “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”

    b) Plano de ensino da disciplina na qual realizará a docência contendo o plano de atividades da disciplina no tipo de documento “Plano de docência orientada de mestrado/doutorado”.

    Obs.: Todos os documentos devem estar em formato PDF; Marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”; “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em adicionar.

     

  7. Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

  8. Por último, o aluno deve tramitar o processo escrevendo no despacho “solicito encaminhamento do processo ao professor (nome do orientador do aluno)”. Ele será encaminhado para o destino inicial, que é o protocolo da UFSM.

Orientações para Tramitação do orientador:

O orientador deve assinar o documento Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.

O processo deve ser tramitado para unidade do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS.

ANEXOS

Modelo de Plano de Docência Orientada PPGAGR

Solicitação de docência orientada PPGAGR

 

Conforme consta no Art. 70 do Regimento da Pós-Graduação (clique aqui para acessar o regimento) é responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à defesa de dissertação sugerindo a composição da banca examinadora e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, cujas informações podem ser obtidas junto à secretaria do PPGAGR.

 

 

Conforme consta no Art. 52. do Regulamento do PPGAGR (clique aqui para acessar o regulamento), o aluno terá um prazo para a conclusão do curso (disciplinas e dissertação), a partir da primeira matrícula, de até 24 (vinte e quatro) meses, com uma única prorrogação, sem direito a bolsa, de até 06 (seis) meses, em caráter excepcional, a critério do Colegiado.

 

 

Tutorial para solicitação de defesa de dissertação: http://prpgp.ufsm.br/images/pro-reitoria/HOME/TUTORIAL.pdf

 

 

Pendências que impedem a abertura do processo de defesa:

 

 

  • Discentes que possuem alteração de Plano de Estudos em aberto sem homologação da Coordenação;

  • Discrepâncias entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos (falta de disciplinas); e

  • Multa em Biblioteca

Abaixo encontra-se o Tutorial PEN SIE para entrega da versão final dos trabalhos de conclusão dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, respectivamente de monografias, dissertações e teses, na forma digital.

Tutorial para o Ato de entrega de MDT