Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa 1: Análise das relações entre as organizações agroindustriais e o Desenvolvimento Rural Sustentável
Linha de Pesquisa: Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios

Descrição do projeto: Trata-se, o presente, de um projeto guarda-chuva que tem o objetivo principal de orientar a pesquisa sobre as relações existentes entre as organizações agroindustriais e o Desenvolvimento Rural Sustentável. Estes debates resultam em um conjunto significativo de ações orientadas para entender as relações que podem explicar a associação entre os níveis de desenvolvimento econômico e sustentabilidade em regiões cuja matriz produtiva é predominantemente formada por atividades agropecuárias e agroindustriais.

As pesquisas já desenvolvidas apresentaram avanços na área, mas ainda existem desafios a serem vencidos em diversas linhas de pesquisa, principalmente na compreensão das dinâmicas ecosocioambientais estabelecidas, seja no âmbito da produção, consumo e comercialização, ou da interface destas com as organizações públicas e privadas.

Considerando que as organizações podem ser caracterizadas como a materialização de esforços individuais, com vistas a concretizar objetivos coletivos, e que a temática da sustentabilidade está na pauta das pesquisas mundiais e nos diversos tipos de negócios, o presente projeto se propõe a servir como uma referência mais ampla para os distintos subprojetos que tem por objetivo analisar as relações entre as organizações agroindustriais e o desenvolvimento rural sustentável.

Nesta perspectiva, parte-se do pressuposto que as organizações, especialmente as agroindustriais, podem atuar como agentes de desenvolvimento rural sustentável, assim como, as reflexões, práticas e caminhos do desenvolvimento rural sustentável influenciam a atuação das organizações.


Considerando as dimensões sociocultural, econômica, ambiental e tecnológica do desenvolvimento sustentável, assume-se a importância das investigações sobre o posicionamento dos agentes econômicos e das organizações agropecuárias frente à oferta, demanda e demais dinâmicas associadas aos agronegócios e ao mundo rural.

Destaca-se que o projeto apresenta natureza interdisciplinar e é do tipo integrado, isto é, se articula ou se desdobra em outros subprojetos. Assim, propõem-se como objetivos específicos:

1) Analisar as estratégias de organizações agroindustriais públicas e privadas frente às demandas da sociedade por práticas sustentáveis;

2) Compreender a dinâmica e as ações das organizações cooperativas, diante da ótica e das demandas socioambientais;

3) Compreender o papel das organizações agroindustriais na promoção do desenvolvimento territorial com vistas à sustentabilidade;

4) Identificar e analisar possíveis impactos dos mercados institucionais na promoção do desenvolvimento rural sustentável;

5) Analisar possíveis influências de programas e ações das cooperativas agropecuárias sobre a sucessão geracional;

6) Analisar o desempenho econômico de experiências de Sistemas de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta difundido por organizações agropecuárias;

7) Analisar as interações das políticas públicas de crédito (Programa ABC, Pronaf Agroecologia, Pronaf Floresta, Pronaf Eco, Pronaf Semiárido) sobre o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis.

Docentes participantes do projeto:

Adriano Lago
Gabriel Nunes de Oliveira
Juliana Sarubbi
Luciana Fagundes Christofari
Nelson Guilherme Machado Pinto
Rosani Marisa Spanevello
Tanice Andreatta (Responsável Pelo Projeto)

Tiago Zardin Patias

Projeto de Pesquisa 2: Estudo das dinâmicas competitivas dos mercados agroindustriais

Linha de Pesquisa: Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios

Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa, cujo objetivo é analisar as dinâmicas competitivas nos mercados agroindustriais, está caracterizado por sua natureza interdisciplinar, sistêmica e estruturante. Nesta perspectiva, este projeto orienta a condução de estudos analíticos com a colaboração de distintos pesquisadores e diferentes áreas do conhecimento para compreender os fenômenos socioeconômicos e as dinâmicas de mercado que podem contribuir para entender o caráter ambivalente dos fatos econômicos, sociais e ambientais. O caráter estruturante do projeto se revela na medida em que este é uma referência para subprojetos já em andamento, coordenados por docentes vinculados a esta APCN e orientados para a análise das distintas cadeias produtivas dos agronegócios.

Considerando o caráter interdisciplinar sob os quais estão fundadas as dinâmicas de produção e comercialização, marketing, competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro e sul-americano, as análises estarão fundamentadas na matriz da competitividade sistêmica, desenvolvida e estudada por OCDE (Tecnology and the economy. The key relationiships. Paris: 1992), Esser et al. (Systemic competitiveness: new governance patterns for industrial development. Routledge, 2013), Coutinho e Ferraz (Estudo da competitividade da indústria brasileira. MCT, 1994), entre outros.

A análise proposta iniciar-se-á com os estudos das distintas cadeias produtivas e pela separação do conjunto de fatores em quatro níveis que explicam os níveis de competitividade das organizações e das cadeias agroindustriais:
1) Metanível, em que se situam as variáveis relacionadas aos Fatores Socioculturais, Padrões Políticos, Tecnológicos, a Organização e Governança de Cadeias Agroalimentares;

2) Mesonível, uma categoria que se propõe a agregar e entender a interface existente entre Política Educacional, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação, Infraestrutura Industrial e Desenvolvimento Sustentável;

3) Macronível, no qual são aprofundadas as análises relativas ao grau de correlação existente entre desempenho competitivo e políticas orçamentária, monetária, fiscal, comercial e cambial, e;

4) Micronível, que incorpora os elementos que estão sob o domínio das firmas e unidades de produção e agregam as variáveis relacionadas à capacidade gerencial dos empresários, formação de estratégias para os negócios, as políticas internas de fomento à inovação, processos de gestão, estruturas de mercados, produção e marketing.

Nesta perspectiva, a colaboração entre pesquisadores formados em áreas como Administração, Ciências Econômicas, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia e Medicina Veterinária tende a aumentar a capacidade de entender os condicionantes do desempenho competitivo, na medida em que as relações entre produção agroindustrial e mercado consumidor, produção agroindustrial e sustentabilidade, produção agroindustrial e desenvolvimento e produção agroindustrial, agricultura familiar e território acontecem em meio às dinâmicas econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais.

Docentes participantes do projeto:
Adriano Lago
Gabriel Nunes de Oliveira
Joao Pedro Velho
Luciana Fagundes Christofari

Nelson Guilherme Machado Pinto
Nilson Luiz Costa (Responsável Pelo Projeto)

Paloma De Mattos Fagundes
Tiago Zardin Patias

Projeto de Pesquisa 3: Tecnologias de Produção e Inovação nos sistemas agroindustriais

Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial
Descrição do projeto: Este projeto “guarda-chuva” se constitui como uma referência para subprojetos que se propõem a estudar a viabilidade econômica e o desenvolvimento de tecnologias de produção nas distintas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. A temática estudada ganha maior relevância na medida em que as relações econômicas entre os agentes das diferentes cadeias produtivas dos agronegócios acontecem em mercados de concorrência imperfeita, muitos sob a influência de oligopólios e oligopsônios. Em função disso, o produtor rural pode ser caracterizado como um “tomador de preços”, pois não determina o preço que paga pelos insumos de produção e o preço que recebe pelas commodities agrícolas que produz.

Neste ambiente, o controle dos custos de produção, a escolha dos insumos adequados, as práticas de manejo, as tecnologias de produção e, sobretudo, as inovações, podem se constituir como uma das alternativas para elevar a receita operacional líquida de agricultores e pecuaristas, pequenos médios e grandes. Nesta perspectiva, as tecnologias de produção devem ser apropriadamente utilizadas para viabilizar as organizações agropecuárias no curto, médio e longo prazo e, por conseguinte, favorecer a permanência do homem do campo nas propriedades produtoras de alimentos e fibras.

Assim, a realização de experimentos para determinar os pontos de estrangulamento do processo produtivo é uma estratégia eficaz, por pode revelar oportunidades de mudanças e de inovação tecnológica. Assim, as diferentes culturas vegetais (algodão, cana-de-açúcar, cevada, citrus, girassol, linhaça, milho, soja, sorgo, trigo, dentre várias outras) e animais (avicultura, bovinocultura de corte e de leite, bubalinocultura, caprinocultura, ovinocultura, piscicultura, suinocultura, dentre várias outras) desenvolvidas no Brasil e no Mundo se constituem como os objetos de pesquisa de subprojetos orientado a conhecer as particularidades de cada atividade produtiva e de suas dinâmicas. Neste contexto, a análise da interação entre as distintas possibilidades de integração das atividades agropecuárias também é uma possibilidade a ser destacada.

Dito isto, até o presente momento, os subprojetos que estão em andamento são:

1) Diagnóstico e caracterização das silagens produzidas em propriedades leiteiras do município de Palmeira das Missões;

2) Efeito do estímulo musical no comportamento de leitões em fase de creche;

3) Efeitos da eletrostática no bem-estar dos animais e qualidade do ar em edificações para alojamento de suínos;

4) Estudo do desenvolvimento muscular e enzimático inicial do jundiá (Rhamdia quelen) com alimentos de origem animal e vegetal;

5) Estudo metanalítico sobre o peso e rendimento de carcaça de ovinos;

6) Produção de azevém e trigo duplo propósito com diferentes fontes e doses de adubação nitrogenada em cobertura;

7) Produção e composição bromatológica de fenos de leguminosas – experimentação e metanálise;

8) Uso de aditivos em dietas para carpa comum;

9) Utilização de brinquedos e sua influência no comportamento de leitões em fase de creche;

10) Utilização de resíduos de frutas em dietas para peixes nativos.

Docentes participantes do projeto:

Ione Maria Pereira Haygert Velho
Joao Pedro Velho (Responsável Pelo Projeto) Juliana Sarubbi
Luciana Fagundes Christofari
Nilson Luiz Costa
Paloma De Mattos Fagundes
Rafael Lazzari
Ricardo Zambarda Vaz

Projeto de Pesquisa 4: Tecnologias de Produção e Inovação nos sistemas agroindustriais Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial
Descrição do projeto: O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, sendo responsável por uma grande parcela do Produto Interno Bruto do país e também por grande parte da geração de empregos. Nos sistemas de produção existentes no Brasil é possível identificar propriedades extremamente empresariais e também grande quantidade de propriedade com caráter de produção familiar, onde ambas são responsáveis pela produção dos produtos agropecuários que tornam esse setor importante para o Brasil.

Aliado a isto, todos os tipos de sistemas de produção atuais, devem preocupar-se não somente com a produtividade a ser alcançada, mas com a sustentabilidade destes ao longo do tempo. O conceito de sustentabilidade está diretamente associado ao desenvolvimento econômico, social e respeito ao ambiente, utilizando os recursos naturais de tal modo a não romper com a capacidade de suporte dos ecossistemas.

Diante disso, este projeto, de natureza estruturante e interdisciplinar, propõe a identificação de tecnologias produtivas que permitam aos produtores das distintas atividades agropecuárias a permanência no campo com a geração de renda suficiente para a sua reprodução social e, ainda, possibilite a manutenção destes recursos produtivos para as próximas gerações.

Considerando que a manutenção dos produtores, propriedades e de suas estruturas produtivas estão intimamente relacionadas com a geração de renda e a existência de sucessão, os objetivos específicos serão alcançados através de subprojetos a serem desenvolvidos e em andamento, como por exemplo:
1) Análises da sucessão geracional em propriedades rurais;

2) Avaliações de fatores relacionadas ao bem-estar animal e seus impactos entre os produtores e na produção;

3) Cadeia produtiva da linhaça no Brasil;

4) Elaboração de indicadores de desenvolvimento rural sustentável em propriedades rurais;

5) Elaboração e análises dos custos de produção dos diferentes sistemas produtivos;

6) Identificação de vulnerabilidades dos sistemas e dos produtores de agricultura e pecuária familiar;

7) Impactos da legislação ambiental na produção agropecuária;

8) Simulação de cenários de sistemas isolados ou com integração lavoura-pecuária;

9) Tipificação socioeconômica e tecnológica de sistemas produtivos.

Docentes participantes do projeto:
Adriano Lago
Joao Pedro Velho
Juliana Sarubbi (Responsável Pelo Projeto)
Nelson Guilherme Machado Pinto
Rafael Lazzari
Rosani Marisa Spanevello
Tanice Andreatta