Ir para o conteúdo PPGSR Ir para o menu PPGSR Ir para a busca no site PPGSR Ir para o rodapé PPGSR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do PPGSR participou de publicação de livro pela Editora UFRGS em parceria com a FAO



A professora Vanessa Ramos Kirsten, docente do Departamento de Alimentos e Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria, participou do livro “Public food procurement for sustainable food systems and healthy diets” publicado pela Editora da UFRGS em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A professora atua na linha de pesquisa Atenção à saúde da população rural nos ciclos da vida do PPG em Saúde e Ruralidade e nos últimos anos tem pesquisado sobre agricultura familiar e alimentação escolar.

O capítulo 16 disponível no volume 2, intitulado The acquisition of the family farming products for school feeding programmes: challenges and solutions” a professora, em conjunto com os pesquisadores Rozane Marcia Triches, Carla Rosane Paz Arruda Teo, Oscar Agustin Torres Figueredo e José Giacomo Baccarin, apresentam e discutem estudos de casos nos estados do Sul do Brasil e em São Paulo sobre instrumentos, facilitadores e barreiras para a implementação das compras públicas para a merenda escolar nos estados da região Sul e no estado de São Paulo. As compras públicas podem desempenhar um mercado para agricultores familiares locais, promovendo a conservação e o uso sustentável da agrobiodiversidade. 

A obra trata das Compras Públicas Sustentáveis de Alimentos (PFP), que representam uma guinada fundamental para a transformação dos sistemas alimentares. Essa atitude pode influenciar tanto o consumo de alimentos quanto os padrões de produção de alimentos. Pode trazer vários benefícios sociais, econômicos e ambientais para sistemas alimentares sustentáveis para dietas saudáveis. A publicação visa contribuir para uma melhor compreensão, divulgação e utilização do PFP como ferramenta de desenvolvimento, em particular no caso dos programas de alimentação escolar.

No Volume 1, pesquisadores, formuladores de políticas e parceiros de desenvolvimento podem encontrar evidências sobre como o PFP pode ser usado como uma ferramenta de desenvolvimento e fornecer vários benefícios. Argumenta que o PFP pode fornecer um mercado para os agricultores locais e pequenos, promover a conservação e o uso sustentável da agrobiodiversidade e melhorar a nutrição e a saúde de crianças e comunidades.

Já o Volume 2 apresenta uma análise mais aprofundada dos instrumentos, facilitadores e barreiras para a implementação do PFP. Ele também fornece estudos de caso com experiências locais, regionais e nacionais da África, Ásia, Europa e América do Norte e do Sul.

Confira os arquivos em PDF

Volume 1: https://www.fao.org/3/cb7960en/cb7960en.pdf

Volume 2: https://www.fao.org/3/cb7969en/cb7969en.pdf

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-861-249

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes