Ir para o conteúdo Especialização em Reabilitação Físico-Motora Ir para o menu Especialização em Reabilitação Físico-Motora Ir para a busca no site Especialização em Reabilitação Físico-Motora Ir para o rodapé Especialização em Reabilitação Físico-Motora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fisioterapia Hospitalar

10 vagas
Público-alvo: Fisioterapeutas

Objetivo:

A área de concentração Fisioterapia Hospitalar está voltada à ampla e aprofundada difusão do conhecimento e à capacitação técnica e científica de fisioterapeutas. O processo de reabilitação físico-motora, com enfoque na atuação da fisioterapia hospitalar, está alicerçado na atenção interdisciplinar e humanizado em saúde, voltado a pacientes em tratamento clínico, pré e pós-cirúrgico e em terapia intensiva, com o intuito de aprimorar e consolidar as ações fisioterapêuticas no ambiente hospitalar, fundamentada na prática baseada em evidência.

Linhas de pesquisa:

• Abordagem fisioterapêuticas nos distúrbios cardiorrespiratórios

A participação do fisioterapeuta no tratamento de distúrbios cardiorrespiratórios vem aumentando devido à elevada incidência desses em pacientes hospitalizados. A intervenção da fisioterapia cardiorrespiratória é amplamente prescrita em unidades hospitalares e é de fundamental importância em virtude da complexidade clínica e das complicações inerentes ao período de internação. Além disso, exerce influência significativa para redução no tempo de internação, morbidades e mortalidade dos pacientes. Estão agregados a essa linha de pesquisa projetos relacionados à fisioterapia respiratória hospitalar, reabilitação cardíaca na Fase 1, fisioterapia em terapia intensiva e fisioterapia no pré e pós-operatório, envolvendo dessa forma a ampla rede de atuação do fisioterapeuta em unidades de internação hospitalar.