Ir para o conteúdo Especialização em Design de Superfície Ir para o menu Especialização em Design de Superfície Ir para a busca no site Especialização em Design de Superfície Ir para o rodapé Especialização em Design de Superfície
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ciclo de Estudos e Práticas em Design de Superfície – Edição 2015



O Curso de Especialização receberá nesta segunda-feira, dia 29 de junho, uma convidada vinda de Santa Catarina, a designer e artista plástica, com formação iniciada na UFSM, Celaine Refosco, idealizadora, diretora criativa e proprietária do Instituto Orbitato em Pomerode, uma escola de arquitetura, moda e design , arquitetura. 

Já tendo realizado uma palestra em 2014 no mesmo evento, desta vez a designer irá interagir com os estudantes da área de Design de Superfície da UFSM,  seja do Curso de Pós-Graduação ou de Graduação em Artes Visuais e Design, abordando a criação na área do Design Têxtil e da Moda através de um oficina prática.

Celaine Refosco

Bacharel em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, envolveu-se com Educação em cursos de arquitetura e moda. Egressa da especialização “Diseño para el Hogar” pelo CDI, Uruguay/Itália em 2003, implantou o curso de graduação em Moda da UNERJ em Jaraguá do Sul SC, que coordenou até 2006. Em 2007, concluiu a Especialização em Direção de Criação em Moda pela Faap/Abit.

Em 2008 cria o Orbitato – Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, instituição que atua a partir de Pomerode, Santa Catarina, desenvolvendo qualidade social, cultural e ambiental através da educação para áreas de criatividade aplicada, com forte atuação no universo têxtil/moda. Em 2014 criou em parceria o Circuito Identidades Latinas que permitiu grande pesquisa sobre identidade e favoreceu a convivência de profissionais e culturas entre Colômbia, Uruguai, Argentina, Chile e Brasil durante 3 anos.

Usa o Orbitato como plataforma para atuação como designer na indústria têxtil em empresas e situações diversas, em especial no que se relaciona com a imagens como resultado de conhecimento técnico aplicado.  Desde 2011 representa o Brasil no grupo de pesquisadores do Caderno TRENDS da Heimtextil, Frankfurt.

Desde 2012 cria e lança coleções de moda feminina, com interesse específico de testar inovações no âmbito produtivo do sistema têxtil em que está inserida, bem como de relacionar moda, cultura e identidade.

Gosta de maneira especial da palavra “descortinar”, que lhe remete à horizontes ampliados,  atitude que acredita fundamental na educação para a capacidade criadora.

Celaine Refosco transita entre a arte e o design têxtil. Acredita no crescimento conjunto e gosta de experiências coletivas. Tomou a liderança em várias oportunidades em favor da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora relacionados a design têxtil, moda e arte. Atualmente está à frente de um ativo grupo multidisciplinar, que atua a partir de Pomerode, no coração da pujante indústria de Santa Catarina, sul do Brasil.

Orbitato – Instituto de Estudos em Arquitetura Moda e Design – tem o propósito de promover o desenvolvimentosocial, cultural  e  ambientalno contexto industrial em que está inserido, através da educação de alto valor e do desenvolvimento de produtos e processos.

 

Celaine Refosco

 www.orbitato.com.br

 http://www.celainerefosco.com.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-613-289

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes