Ir para o conteúdo PPgECi Ir para o menu PPgECi Ir para a busca no site PPgECi Ir para o rodapé PPgECi
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PALESTRAS NO PPG DIAS 25 e 26/04



Data: 25/04; 10h; Auditório do Ciência Viva – Prédio 13 B

 

Título: Professor de Ciências: um processo permanente de formação

Resumo: A formação de professores se configura em um processo permanente de ação-reflexão-ação sobre as experiências vividas ao longo da trajetória profissional. A articulação entre desenvolvimento de currículo e formação profissional pode se configurar como uma possibilidade profícua ao ensino na área de Ciências da Natureza.

Palestrante: Sandra Nonenmacher

Possui graduação em Ciências Licenciatura Curtade 1º Grau (1985), graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação em Física (1987) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutora em Educação em Ciências pela UFRGS (2014). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -Campus Panambi. Tem experiência docente na educação básica e superior atuando principalmente no ensino de Física e formação de professores de Ciências da Natureza.

 

Data: 26/04; 9h; Auditório do Ciência Viva – Prédio 13 B

 

Título: APENAS PARA VER ESTRELINHAS!

Resumo: A Astronomia encanta crianças da mais tenra idade até adultos experientes, entretanto, muitas são as escolas que NÃO trabalham Astronomia. Nesta apresentação, trago minha motivação para o trabalho com Astronomia, em especial, envolvendo espaços como o de um Planetário, além de algumas atividades práticas para crianças da pré-escola ao ensino superior.

 

Palestrante: Guilherme Marranghello

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no Observatoire de la Côte dAzur e no INPE. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos nas áreas de física nuclear, astrofísica, gravitação, ensino de física e ensino de astronomia. Trabalha principalmente com a Divulgação e Popularização da Astronomia coordenando o projeto Astronomia para Todos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-565-237

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes