Ir para o conteúdo PPgECi Ir para o menu PPgECi Ir para a busca no site PPgECi Ir para o rodapé PPgECi
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Eventos Organizados



II Encontro Nacional sobre Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar

Período e local: 21 a 24 de agosto de 2013 – Universidade Federal de Santa Maria (Campus Camobi)

Organização:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM)

Em sua primeira edição, em maio de 2012 no campus Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS), contou com a participação de cerca de 300 participantes entre estudantes, professores da educação básica e do ensino superior.

A edição 2013 ocorreu em agosto, paralelamente ao XII Encontro sobre Investigações na Escola organizado por docentes dos Centros de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Educação (CE) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

II Encontro Nacional sobre Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar é fruto do trabalho realizado pelo Grupo Interinstitucional de Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica (IDEIA) que, com projeto aprovado no âmbito do Observatório da Educação/CAPES 2010, desenvolve pesquisas relacionando livro didático, desempenho escolar e dificuldades de aprendizagem.

Programação:

  Eventos exclusivos dos participantes do OBEDUCe convidados



Quarta-feira

21 de agosto

Quinta-feira

22 de agosto

Sexta-feira

23 de agosto

Sábado

24 de agosto

Manhã 1

 

Reuniões de Trabalho OBEDUC

8h: Credenciamento

8h30-10h: Apresentação das sínteses

 



9h: Palestra “Vigilância epistemológica e livros didáticos de ciências: histórico e tensões atuais” Prof. Dr. Nelio Bizzo (FEUSP)

Café com apresentação artística

Manhã 2

 

Reuniões de Trabalho OBEDUC

11h30: Abertura oficial do XII EIE

Avaliação Final e Encerramento

Horário de Almoço

Tarde 1

14h-18h: Reunião de estudos: discutindo sobre mapas conceituais e diagramas v

15h30: Coffee Break

Reuniões de Trabalho OBEDUC

14h-17h: “Rodas de Conversa” (discussão dos trabalhos submetidos)

Entrega de certificados

Atividade com alunos do PPG

Café no Ciência Viva

Tarde 2


 

Reuniões de Trabalho OBEDUC

17h-18h: Coffee Break

 

18h-19h: Síntese das Rodas e reunião dos coordenadores das salas.

14h-17h: Oficinas/Mini cursos

a) O uso de múltiplas mídias na produção de materiais didáticos
Prof. Dr. André Bianco (UNIFESP)

b) Docência e pesquisa: construindo referenciais na perspectiva da resolução de problemas.
Prof. Dr. Acácio Pagan (UFS)
Prof. Graciela Oliveira (UFMT)

c) Neurociências e Leitura
Prof. Dr. Fábio Theotooto Rocha

 

Oficinas

Prof. Dr. André Bianco (UNIFESP)

“O uso de múltiplas mídias na produção de materiais didáticos”

O uso de múltiplas mídias tem ocupado cada vez mais um papel de destaque no Ensino de Ciências. São diversos os trabalhos nacionais e internacionais que apresentam vantagens no emprego de mídias com finalidade didático-pedagógica, sobretudo em se tratando da apresentação de conteúdos abstratos que tratem do universo microscópico e submicroscópico.O minicurso oferecido abordará algumas das metodologias empregadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas do Uso da Arte no Ensino de Química (GEPAEQ), que coordeno na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Prof. Dr. Acácio Pagan (UFS) e Prof. Graciela Oliveira (UFMT)

“Docência e pesquisa: construindo referenciais na perspectiva da resolução de problemas”

O objetivo será construir reflexões sobre a formação do professor pesquisador, buscando referenciais nas ferramentas da elaboração de casos a partir da perspectiva da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (PBL).

 

Prof. Dr. Fábio Theoto Rocha

Neurociências e leitura

Apresenta-se o desenvolvimento dos principais circuitos neurais responsáveis pela leitura e as atividades educativas que podem avaliar as etapas desse desenvolvimento. Discute-se como os casos de distúrbios podem ser identificados frente a essas etapas e sugere-se uma metodologia de ensino da escrita que forneça as ferramentas necessárias para que esses alunos possam melhor superar suas dificuldades.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-565-539

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes