Ir para o conteúdo PPgECi Ir para o menu PPgECi Ir para a busca no site PPgECi Ir para o rodapé PPgECi
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livros com textos de pesquisadores do PPG Educação em Ciências-UFSM têm download gratuito



(notícia publicada originalmente em https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/22369-Professores%20do%20IFFar%20publicam%20obras%20sobre%20pr%C3%A1ticas%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o%20docente%20no%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias)

Nesta terça-feira (06/julho/2021), duas obras organizadas por professores do IFFar foram publicadas sobre formação docente, práticas e metodologias no ensino de ciências. As obras foram organizadas pelos professores do IFFar, Vantoir Roberto Brancher e Sandra Bazana Nonenmacher, e pela servidora da UFSM, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques. 

O livro “Formação de professores no ensino de ciências” conta com 14 capítulos e tem prefácio de Otavio Aloisio Maldaner e posfácio de Neiva Auler e Décio Auler. A obra procura ampliar a reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências no contexto educativo. É destinada a professores, pesquisadores e iniciantes na área de Ciências da Natureza que tenham interesse em temas, como os estágios, a Residência Pedagógica e o PIBID, os laboratórios de pesquisa e o ler e escrever na licenciatura. A obra está disponível de forma gratuita para download aqui.
 
Já o livro “Práticas e metodologias no ensino de ciências” conta com 11 capítulos e tem prefácio de Maria do Carmo Galiazzi e posfácio de Ático Attico Chassot. Como explicam os organizadores, “não são só histórias contadas, são também vividas, pois são fruto de pesquisas, reflexões e estudos desenvolvidos em diversos espaços educativos que vão desde parques, escolas, universidades e institutos federais, envolvendo estudantes da Educação Infantil, Educação Básica, Educação Profissional até o Ensino Superior”. A obra foi elaborada com o intuito de oferecer uma oportunidade de leitura e reflexão para pesquisadores, professores e iniciantes na área de Ciências da Natureza. A obra também pode ser acessada gratuitamente aqui
 
Segundo o professor Vantoir Roberto Brancher, “renomados pesquisadores da área vêm mostrar nessas obras o que eles têm produzido e sistematizado sobre as práticas, metodologias e formação docente no ensino de ciências”. 

Dentre os autores de capítulos estão muitos professores, egressos e atuais alunos do PPG Educação em Ciências da UFSM, dentre eles: Catiane Mazocco Paniz, Cristiane Muenchen, Julio Cesar Bresolin Marinho, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Larissa Lunardi, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto e Thiago Flores Magoga.



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-565-876

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes